20140305

"Guerreiros Esqueleto" (1993/94): Um Titulo Praticamente Morto-Vivo

"Skeleton Warriors" foi um desenho animado com uma tematica sci fi totalmente sobria exibido na rede globo de televisão, aleatoriamente e repetido muitas vezes durante os anos 90. Sua estréia nos EUA foi no final de 1993 até o meio de 1994 em um programa de televisão matutino aos sabados na rede de tv norte americana CBS e ele foi produzido pelo Landmark Entertainment Group, que foi responsável por séries no mesmo estilo como "As Tartarugas Ninjas", "He-Man e Os Mestres do Universo" e "Ghostbusters" e outros tipos de produções tão pops quanto.
O desenho foi cancelado apos 13 episódios feitos e exibidos, já que a empresa tinha interesses maiores em outros projetos, mesmo a série tendo uma boa aceitação do publico no geral.

A história é a seguinte:
Tudo começa no planeta Luminaire, que esta muito alem das estrelas que o homem consegue ver, e uma fonte de poder imenso que esta nele conhecido como "Lightstar Cristal". A vida ia caminhando normal quando o vil e ardiloso vilão conhecido como "Baron Dark" cresce o olho nos poderosos poderes do artefato que se encontra na grande capital do planeta e do reino chamada "Luminicity". Durante a operação do "Barão das Trevas" para afanar o cristal, ele acaba confrontando o principal protetor e heroi do lugar conhecido como "Principe Lightstar". Durante a batalha ocorre um acidente que quebrar o artefato no meio, e assim cada um acaba tomando como posse para si uma metade do cristal.
A metade do cristal que o Baron obteve o transforma em uma espécie de esqueleto exposto vivo, como uma forma de maldição, mas também lhe dá o poder de transformar outras pessoas que tem seus corações malignamente malignos tanto em esqueletos vivos assim como ele, quanto subordinados fieis. Assim ele começa a levantar um exército para dominar este mundo e também conseguir a outra metade que esta com o Príncipe Lightstar e seus irmãos.
Neste meio tempo o Príncipe Lightstar começa um grupo de resistência auto proclamado "A Legião da Luz". O grupo é composto basicamente pelo próprio Príncipe Lightstar, Talyn, Grimskull e seu tio Ursak, também conhecido como "O Guardião", que é o segundo em comando na ausência do rei e que se torna mentor de seus sobrinhos. Os três irmãos também foram dotados de grandes poderes através de sua metade do Cristal: Lightstar ganha a capacidade de projetar feixes poderosos de energia de suas mãos e de sua espada, o que mais tarde é descoberto ser umas das habilidades reais do cristal quando utilizado pela pessoa correta. Talyn, a princesa do reino, ganha a habilidade de voar e pode desfazer a conversão dos transformados em esqueleto pelo Baron, retirando uma pedra negra de dentro dos corações deles. Por ultimo mas não menos importante, Grimskull, que na verdade é o irmão mais novo de Lightstar e foi quem traiu o proprio reino trabalhando junto com o Barão, por causa da inveja que tinha pelo seu irmão mais velho. Quando Lightstar e o Baron Dark lutaram pelo Lightstar Cristal, Joshua (o verdadeiro nome de Grimskull) interferiu na batalha. Quando o poder se dividiu, ele se transformou em uma criatura morta-viva necrosa, por conta do conflito interno entre as trevas de seu coração e o amor pela sua família. Ao mesmo tempo ele ganha o poder de entrar no "mundo das trevas", podendo viajar por grande distancias atravessando portais para este mundo através de qualquer sombra em que ele tiver acesso. Apos o incidente ele se tornou em um guerreiro solitário buscando redenção, ajudando sua família a distancia apenas acompanhado de um lobo que torna-se seu fiel companheiro, chamado-o de "Stalker", pois ele conseguia segui-lo ou rastreá-lo em qualquer lugar.
*Apos o projeto ter sido abandonado, a Marvel chegou a produzir HQs dentro da plot do desenho
 e foi feito um jogo desenvolvido pela "Neversoft Entertainment" para Playstation (1) e SEGA Saturn. Os dois projetos não deram muito certo lucrando, pois não agradaram muito os fãs da série. Tambem foram criados uma linha de action figures nesse mesmo periodo, o que acabou estendendo a popularidade da mitologia da série ao longo dos anos para algumas gerações posteriores, tendo eventos e exposições sobre esse itens de colecionador nos EUA até hoje.


De qualquer forma, este que vos escreve indica que vejam esta (breve porem ótima) série, pois mesmo sendo um projeto falido acabou deixando alguma marca entre alguns nerd ao redor do globo.

6 comentários:

  1. Top demais! Série fantática, assim como essa resenha!

    ResponderExcluir
  2. apesar de ser uma série curta, pelo menos se deram ao trabalho de criar um episódio final, o que deixou uma sensação boa de obra completa. Não sei para que direção iriam se tivessem mais episódios, pois no final a maldição é removida e todos voltam a condição humana.

    ResponderExcluir
  3. Tenho 47 anos. Não vi essa série anteriormente, mas, pela internet, tive o prazer de conhecê-la: muito boa!

    ResponderExcluir