20140326

Pseudo Review: "Captain America: The Winter Soldier" (2014)


O projeto "Capitão America 2: O Soldado Invernal" é mais um projeto da fase dois da franquia "Vingadores" da "Marvel Studios", distribuída pela "Walt Disney Studios Motion Pictures". Esta é uma sequencia simultânea de "Capitão América : O Primeiro Vingador"(2011), de "Os Vingadores" (2012) e marca presença como o nono capítulo da "Marvel Cinematic Universe" (MCU). O filme foi dirigido por Anthony e Joe Russo, com roteiro de Christopher Markus e Stephen McFeely e é estrelado por Chris Evans, Scarlett Johansson, Sebastian Stan, Anthony Mackie, Cobie Smulders, Frank Grillo, Emily VanCamp, Hayley Atwell, Robert Redford, e Samuel L. Jackson.
Christopher e Stephen, que também escreveram o 1° filme do herói, afirmam que antes do lançamento do filme em 2011, já estavam trabalhando nessa sequencia do sentinela da liberdade. Anthony e Joe Russo entraram para dirigir o filme depois que o roteiro tava nos trinques. O filme começou a ter seus acabamentos em abril de 2013, apos uma série de gravações em Los Angeles, Washington e Cleveland.
A pré estreia do filme foi no dia 13/03/2014, o lançamento oficial na América do Norte agendada para o dia 04/04/2014, e como o filme estreio nas Europas no dia 26/03/2014, este que vos escreve correu para o cinema na primeira sessão para conferir o projeto e reporta-lo, como já é de costume.
Inclusive ja foi confirmado o terceiro filme do herói para o dia 06/05/2016, com o repeteco da direção dos irmãos Russo se tudo der certo com este em termos de respostas positivas do publico e lucratividade.
A historia se passa dois anos após a batalha de Nova Iorque. Steve Rogers vive em Washington, (DC) lutando para se adaptar à sociedade contemporânea. Ele faz amizade com Sam Wilson, que mais pra frente é que entra na trama como "Falcon" por ter feito parte de um projeto da aeronáutica que os pilotos pilotavam um veiculo portátil muito parecido com as asas de Ícaro. Ele também passa os dias treinando e interagindo com tudo e todos que o fazem lembrar de sua época, inclusive ele ainda continua visitando Peggy, a agente por quem foi apaixonado durante a 2° Guerra, que agora esta praticamente invalida por estar muito velhinha.
Um dia, o Steve, Natasha Romanoff (vulgo Viuvá Negra) e outros agentes da S.H.I.E.L.D. são designados para uma missão de resgate a um agente de patente alta que havia sido sequestrado por um pirata / mercenário / terrorista conhecido como "Batroc, O Saltador" (interpretado pelo lutador do MMA francês Georges St-Pierre, que acaba proporcionando ao espectador uma das melhores lutas do filme). Durante a missão, a Viuva Negra participa de uma fase secreta para Nick Fury envolvendo o roubo de informações importantes referentes a SHIELD adquiridos por Batroc e sua crew de piratas. Steve descobre sobre o roubo enquanto ta saindo no pau com o lider da gangue e enquanto Natasha coloca tudo em um pen drive.

Apos a missão, ele vai tirar satisfação com Fury dando o velho sermão da segurança da sua equipe e "blablabla", enquanto o agente caolha mostra ao Cap. a super nova operação fodastica da SHIELD para construir não apenas um mas três porta aviões aéreos em caso de futuras batalhas pesadas, assim como a de Nova Iorque.
Apos isso Nick tenta extrair de qualquer forma as informações do Pen Drive, mas não consegue nada, mesmo tentando extrair qualquer informação de um agente senior, e praticamente seu superior apesar da mesma patente, Alexander Pierce.
Enquanto Nick Fury sai da base da SHIELD em busca de mais respostas, ele é atacado por agentes disfarçados de policia. Depois de quase ser morto, ele invade a casa de rogers. que é avisado por sua vizinha (Mais para frente na trama tambem é revelado que a vizinha é na verdade Sharon Carter, a "Agente 13" que é responsável por reportar a SHIELD a rotina do Capitão. Quando Steve encontra Fury to ferrado, Nick avisa a ele que a SHIELD não estava comprometida e nesse exato momento eles são atacados por um assassino que acaba alvejando Fury mortalmente. Quando o Cap tenta pegar o cara ele se depara com uma figura sombria quem tem "braço biônico" que lhe proporciona super-força. No hospital a Viúva Negra revela que esta figura é na verdade o "Soldado Invernal", um assassino que se tornou uma verdadeira lenda por sempre aparecer em épocas diferentes da historia do seculo XXI desde a 2° Guerra. 

Antes de cair de vez, Nick Fury da a Rogers o pen drive. Quando ele é convocado pelo QG da SHIELD para relatar (verbalmente) a Alexander sobre o ocorrido, ele esconde o pen drive e durante o pseudo relatório diz não saber do que se tratava toda essa operação. Apos isso ele é atacado assim, como Fury foi, pelos os agentes que trabalhavam com ele. Steve consegue fugir do local, dando um cacete em todo mundo, encontra Natasha, e os dois começam uma caçada para descobrir sobre o que esta acontecendo por debaixo dos panos. A partir dai a historia do filme começa de verdade!
 

*"SPOILER ALERT!"*:
Na cena pós credito podemos ver "Mércurio" e a "Feiticeira Escarlate" presos em um base do  Barão Von Stucker, um vilão da mitologia do Capitão America que se continuar na trama dos filmes que virão, podera dar interessantes rumos no futuro das franquias da Marvel Studios.

Enfim...
Este projeto foi um dos mais bem feitos nesta mídia, se o compara-lo com os antecessores da "Marvel Studios". Não por ser um grande épico do gênero, mas por manter um ótimo padrão de qualidade nos principais pontos do projeto. Aliais, os irmãos Russo tão de parabéns por fazer um filme com essas proporções e pressões sem prostituir o titulo, diferente dos outros lançamentos da fase 2 dos "Vingadores".
 A historia apesar de não ser a mais impressionante de todas, é muito bem montada. O Enredo é sem enrolação, tendo as partes relevantes da trama abordadas de forma objetiva (o que é difícil para qualquer filme de um pouco mais de 2 horas de duração), com muitas cenas de ação e pancadaria bem feitas (sem banalizar a obra), e com boas sacadas usando os bons clichês e easter eggs do universo Marvel, como a sempre bem vinda participação de Stan Lee.
O ritmo oscilante entre filme de ação e espionagem finalmente expressa como os agentes da SHIELD são de fato "pau pra toda obra". Principalmente nas cenas de perrengue de Nick Fury, que mesmo a sua versão no cinema sendo baseada na ultimate, tem uma postura que condiz muito mais com a sua versão clássica do universo 616.
Scarlett Johansson esta mais gostosa do que de costume, e ainda nos da o privilégio de vê-la atuar em uma versão da Viuvá Negra que faz mais 
referencia a personagem em sua fase "street hero" nas HQs do que a "agente bad ass" do cinema. A parte ruim dessa "mudança de comportamento" esta na tentativa de explorar um lado mais sensível da personagem, o que na verdade deu uma quebrada no feeling de suas aparições anteriores. 
A participação do "Falcão" acabou sendo interessante pois ele vai se tornando o side-kick de Steve Rogers pouco à pouco, mais pela afinidade que os personagens criam entre si, do que por motivos manjados como o dever ou qualquer comportamento heroico clichê. Até as aparições de Maria Hill estão mais interessantes, pois ela assume o papel de side-kick do Fury de carteirinha, diferente da sua versão 616 em tramas parecidas.
Agora, o que valeu a pena de verdade foi ver o Chris Evans como o Steve Rogers de verdade. Finalmente podemos ver o personagem amadurecer na casca do ator, mesclando muito bem as características dos universos 616, ultimate e Marvel Studios, revelando (antes tarde do que nunca) a verdadeira fibra do herói. Apesar deles (talvez) terem deixado esta versão do personagem menos "durona" se comparada a referencias das HQs.
Enfim, por todos esses motivos expressados aqui, este pode ser considerado "O" filme da Marvel Studios por passar mais seriedade (superando até mesmo o primeiro "Homem de Ferro"), e por ser um filme com uma trama mais complexa, até por que este filme teve um investimento muito maior do que o primeiro. Então a quem interessar, prepare-se pois se você gosta dos elementos abordados aqui neste texto, pode ter certeza que você terá uma das melhores (se não a melhor) experiencias assistindo um filme de super herói da Marvel. Ainda mais se você for um fã da mídia de HQs e suas variantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário