20140415

Os "condutores" de inFamous


Na historia do titulo "inFamous", os "conduits" ou "bioterroristas" são pessoas / seres com habilidades sobre-humanas, que tem como poderes a manipulação de variadas formas de energia ou matéria, sentidos aprimorados, e (em alguns casos) super força ou outros tipos de melhorias físicas como mais estamina ou resistência muscular (muito) alem de qualquer ser humano normal, por mais atlético que ele venha ser.

Neste universo os "humanos normais" tem muitas picuinhas com os "Condutas", apelidando-os de "freaks" ou "deviants" (algo como "os desviados") e logo por isso rejeitam toda essa nova raça "descendo a lenha" em todos que "colem" com eles ou mesmo se pareçam com um deles.

Na historia os "conduits" começaram através da descoberta de uma mutação rara nos seres humanos nomeada "conduit gene", ou se preferir "gene condutor". Aqueles com o gene condutor (geralmente) não desenvolvem seus poderes no nascimento e até mesmo podem viver a vida inteira sem perceber que são um, tendo apenas pequenos desenvolvimentos de seus reais potenciais.

Naturalmente um conduit consegue identificar um outro por entenderem como o outro pensa, ja qye repartem do mesmo tipo de gene e logo tem comportamentos distintos por causa de sua natureza humana diferenciada, e tambem por acabarem sendo uma espécia de "distúrbio natural no ambiente em que se encontram", mesmo que de forma "não-nociva". A grande parte deles quando se observam, conseguem ver uma coloração diferenciada localizada no tronco perto da coluna vertebral.

Durante a historia do titulo podemos ver também o gene condutor em vários animais, como por exemplo em ratos que acabam passando por varias experiencias para testar potencial conduit. Os animais que foram conduzidos para os testes (quase sempre) se mostram excessivamente instáveis​​, ou mesmo morrem por serem "muito frágeis" para a exploração de seus potenciais, diferente dos seres humanos.



As habilidades de um conduít são ativadas quando ocorre a transferência da energia por eles (ou do mesmo tipo) para um individuo que tem uma pré disposição para manifestar suas habilidades como o tal, caso detenha os genes condutores dentro dos conformes para isso. Apos o processo de desbloqueio das habilidades adormecidas do conduit, ele tende a destruir naturalmente seu catalisador seja absorvendo sua energia por completo, ou na pior das hipóteses, causando uma grande explosão (dependendo do tipo de poder ou extensão de seu usuário), como espasmo já que os poderes do "condutor" nunca foram devidamente usados e por isso acabaram "sendo acumulados" por um longo período de tempo. Os aspirantes a conduits que forem pegos no raio da explosão também terão suas habilidades desbloqueadas, mas não da mesma forma que seu que catalisador e nem mesmo seus poderes se desenvolverão, inicialmente pelo menos, nas mesmas proporções que o tal ja que suas habilidades foram apenas estimuladas indiretamente por uma reação agressiva de um poder que acabara de nascer, por assim dizer. 
Outras maneiras de desbloquear as habilidades latentes de um conduit incluem varias experiencias (não naturais) no portado do gene condutor, e que dentro dela podemos observar uma variação extensiva dos métodos.

Uma forma muito eficaz (e não natural) de "desabrochar" as habilidade de um "possível conduit" em potencial é a exposição prolongada do individuo a um dispositivo que emana uma radiação que age diretamente no desenvolvimento do gene condutor chamado "Ray Field Energy" (que na verdade soa muito como um termo sci fi genérico, como por exemplo "campo de força", "raios de energia gama", "extrato de energia volátil", e por ai vai). Segundo o titulo, esse dispositivo pode ser usado também na (possível) transferência dos poderes e características de um conduit para um outro ser humano, independente de quem ou o que ele seja, apesar do processo tornar seus experimentos em seres instáveis e / ou "bizarros". 

Para despertar o potencial conduit, também podem ser usados alguns tipos de drogas e medicamentos pesados feitos a partir de (grandes) quantidades de sangue de algum conduit. Quando esse tipo de experimento é utilizado, muitas vezes torna a cobaia em um ser mentalmente desequilibrado, em um "guerreiro berserk" ou mesmo um ser traumatizado ao ponto dele criar varias neuroses e psicopatias  como forma de canalizar psicologicamente a sua condição não-natural. Dentro da historia, a maioria dos experimentos deste tipo acabam sendo interrompidos na metade do processo na tentativa de preservar ao maximo integridade do "fruto do experimento", logo por isso, algumas experiências acabam obtendo apenas a metade das habilidades designadas, ja que o método de desbloqueio é no minimo grotesco e menos eficaz do que o processo natural.



As habilidades de um conduit com os poderes revelados naturalmente podem ser melhorados através de vários procedimentos utilizados no decorrer das tramas abordadas no titulo.

Um bom exemplo é quando "Ray Field Energy" é usado com esses fins, pois sua fonte de energia, denominada como "Ray Sphere", simula a explosão energética em forma de esfera (ou redoma) causada por um conduit quando seus poderes são ativados. Inclusive esse tipo de energia é chamada shards.

O procedimento padrão com o dispositivo é  expor o conduit diretamente a Ray Sphere e deixo-lo absorver o máximo de energia que ele puder suportar. Normalmente o resultado através deste método é impreciso, mas é certo que ao menos ele aumentara a capacidade de manipulação ou suas características físicas que já são acima da média, como por exemplo sua resistência e força. Dependendo dos tipos de poderes que o conduit tenha, ele pode adquirir também novos sub-poderes, como por exemplo ter seus super sentidos ainda mais amplificados, clarividência, ou mesmo a concessão de um novo poder que se assimile com as características do seu antigo poder, independentemente se eles forem muito diferentes um dos outros, ou até mesmo todas essas opções de uma vez.

Outra forma de melhorar os poderes de um conduit é aprendendo a desenvolver habilidades de absorção de poderes. Isso é somente possível se o conduit alcançar um nível bastante elevado em suas características como tal seja em atributos fisicos ou  como um exímio manipulador de seu poder. Quando um conduit adquiri essa habilidade ele é capaz de absorver / roubar a quantidade de energia (shards) que ele quiser de outro conduit (ou dependendo do tipo de poder que ele utiliza, até de outros seres), embora também possa adquirir uma dependência sobre essa energia assim como o "Wendigo" necessita de carne humana em sua lenda. 

Ainda como recurso natural e pouco ortodoxo, existe um método que consiste em um conduit usando a sua "explosão de cores" para conceder um novo canal com novos poderes a um outro conduit. Uma vez que ele fizer isso, ele ficara inconsciente por um determinado período de tempo, quase como um coma induzido, enquanto a sua energia é induzida para dentro do coduit escolhido, assim como os seus poderes. Caso não haja ninguém para recebe-la, essa "energia sem dono" encontrara um conduit mais proximo para se instalar antes que ela se dissipe por completo, assim como em "Highlander", mas sem o lance de perder a cabeça.

*Ainda como um recurso alternativo para melhorar suas habilidades, o conduit pode (tentar) absorver quantidades de energia referentes ao poder que manipula através de uma fonte gigantesca da matéria . Caso ele sobreviva ao processo, o conduit conseguira melhorias consideraveis de seus poderes adquirindo novos meios e formas de manipula-lo, tornando-se cada vez mais forte após cada absorção massiva. Cole MacGrath (InFamous 1 e 2) foi o primeiro (e talvez o único) conduit a se arriscar nesta manobra, ja que durante o 1° jogo da franquia ia aos esgotos de sua cidade frequentemente para re-ativar as estações elétricas da sua cidade usando os seus elétricos. Cada vez que Cole reativava uma estação, ele recebia um novo poder, enquanto restaurava aos poucos a eletricidade de sua cidade, Empire City.

É possível que este recurso seja uma característica exclusiva de Cole ja que seu poder o permitia fazer esse processo repetidamente sem nenhuma sequela aparente.


Lista dos conduits conhecidos:
Abigail Walker
Alden Tate
Brooke Augustine
Celia
Cole MacGrath
David Warner
Delsin Rowe
Eugene Sims
Hank Daughtry
John White/The Beast
Joseph Bertrand
Kessler
Lucy Kuo
Nix
Sasha



Poderes Conhecidos:
Carpentry Manipulation
Concrete Manipulation
Cryokinesis
Electrokinesis/Electromagnetism
Energy Manipulation
Flight
Glass Manipulation
Gravity Manipulation
Magnetic Manipulation
Masonry Manipulation
Mirror Manipulation
Neon Manipulation
Organic Manipulation
Paper Manipulation
Power Absorption
Power Development[4]
Pressurized Water Manipulation
Pyrokinesis
Shadow Manipulation
Shape Shifting
Smoke Manipulation
Steam Manipulation
Street Manipulation
Telekinesis
Teleportation
Telepathy
Time Travel
Video Manipulation
Wire Manipulation
Wood Manipulation

5 comentários: