20140221

"Enormous: E.L.E." (#1): Sobrevivendo Aos Monstros Gigantes.

A primeira vez que a graphic novel "ENORMOUS" deu as caras na mídia foi em um one-shot com 64 páginas lançada em julho de 2012 e publicada pela "Image Comics". O enredo nos joga no meio de um mundo pós apocalíptico devastado e dominado por criaturas monstruosas impressionantemente enormes vindas Deus sabe la onde (*aviso que mesmo usando essa temática, talvez o projeto não agrade todos os fãs das franquias cinematográficas de monstros gigantes como Godzilla, King Kong, Cloverfield, Gamera, Pacifc Rim, etc e talz) e uma arte absolutamente interessante, em que muitas vezes parece flertar com a ideia dos grandes cartazes dos filmes do gênero, mas com um padrão estético mais moderno e estilizado com bastante personalidade por seus principais idealizadores / criadores, Tim Daniel e Mehdi Cheggour.
Daniel esteve envolvido em "The Walking Dead Survivor’s Guide", trabalhando nos logos e na organização da parte grafica do projeto. Enormous é o primeiro projeto pessoal de sucesso do rapaz, assim como de Cheggour, que estreiou como ilustrador no projeto com 21 anos.
A historia já começa na pressão com a personagem principal, Ellen Grace, lutando para sobreviver aos ataques surpresa das bestas desconhecidas, quando de repente ela perde a mãe, que sofria de um problema mental e é devorada viva na sua frente durante por um "monstro reptil", durante uma tentativa de fuga do hospital onde ela residia.
Um ano apos o acontecido, vislumbramos a cidade de Phoenix totalmente aos pedaços ("em petição de miséria"). Agora Ellen faz parte de uma equipe de resistência militar como "batedora", responsável por reconhecimento do território e designada para encontrar sobrevivente perdidos, principalmente crianças. Durante um reconhecimento, acaba sendo capturada por um grupo de sobreviventes armados comandados por um ex-soldado chamado Ellis, mais conhecido como Grainger,  que a leva à James, o líder do grupo, que tem outro companheiro de Ellen como prisioneiro afim de saber tudo o que puderem sobre a sua organização. Isso tudo acontece enquanto os companheiros de Ellen tentam encontra-la, já que ela tinha saído sem autorização de seus superiores. 


Apos um breve confronto entre os dois grupo (e algumas mortes causadas por morcegos gigantes), Ellen, Grainger e algumas crianças conseguem retornar a base dela, e Ellis revela que James planejou um ataque a eles já que ele conhece a localização. tendo conhecimento disso, eles começam a planejar a melhor solução para o problema pois esta operação militar é a unica que restou no local e sua missão principal era e é resgatar os órfãos em toda a região oeste. Sendo assim, a equipe se divide: Uma parte foge com todas as crianças na intenção de encontrar um lugar seguro, enquanto o restante o defende as imediações. Apos descobrir que o grupo que estava fugindo do lugar era composto de muitos órfãos, James da inicio a uma caçada as crianças, influenciado por uma entidade em forma de vegetal que cria uma simbiose psíquica e física com a imagem que outrora foi a sua filha e que já estava nesta condição a meses antes desses acontecimentos. Inclusive a exposição a este ser é tão nociva que ele cada vez mais se desforma enquanto entra em contato com ela. Dentro da historia fica implícito que ela o usa como uma forma de hospedeiro a distancia, e como consequência disto a forma humana de James vai "se desgastando", por assim dizer. 

Nesta primeira edição, também podemos ver a introdução na historia, mesmo que vagamente, de como possivelmente esses seres foram criados a partir de um acidente de um projeto denominado "Alquimia", onde faziam-se experiencias e pesquisas avançadas no clima e na atmosfera do planeta financiadas e administradas pelo governo, buscando melhoras na extração de recursos naturais, e a existência de uma "tribo" de humanoides derivada deste acidente que auto referem-se como "o produto da alquimia".

Assim damos inicio a historia.

Trocando em miúdos, "Enormous" basicamente narra  a historia dos sobreviventes de um cataclismo ecológico em escala surreal, que gera bestas colossais diferente de tudo que já se testemunhou. A humanidade encara a extinção iminente, em que a única lei natural é caçar ou ser caçado. A sobrevivência do mais forte faz valer mais que um conceito ou uma aventura, já que o mundo não é mais dominado pelo homem.
Como o último vestígio de humanidade, Ellen Graça participa (e as vezes lidera) o único grupo remanescente conhecido da América do Norte no melhor estilo "Search & Recovery", tendo que atravessar territórios absurdamente hostis infestados de monstros gigantes vorazes e ainda sendo caçada por lunáticos que nem fazem ideia exatamente do por que de suas ações.
Para este que voz escreve, este titulo normalmente entraria para a pilha dos "mais do mesmo", pois apesar de ter um enredo bem interessante e dinâmico, não apresenta muita originalidade por flertar demais com as suas possíveis referencia, como por exemplo o titulo "O Nevoeiro" (The Mist) do escritor Stephen King, que inclusive foi adaptado para o cinema. Mas porem contudo todavia entretanto, conforme o leitor vai acompanhando a historia,  ele possivelmente terá um pensamento latente: "Legal. E depois?", e ai esta a verdadeira formula do titulo, pois a construção da historia, junto com a química dos personagens e as revelações que vão se entrelaçando com a cronologia, que inclusive não segue um rumo linear, acabam dando o elemento diferencial pra tornar a obra muito mais interessante do que somente o plot pode oferecer. Isso sem mencionar a arte, que deveras é muito bem caprichada. Na verdade, estranhamente o fato da historia ser narrada nesse segmento é tanto um pro quanto um contra para a qualidade da graphic novel, ja que em dados momentos podemos perder o ritmo da leitura por não ser explicita a troca de otica na historia de um personagem para outro ou em um flashback. De qualquer forma o titulo vale a pena pela ambição do projeto. Tanto que os criadores tem (ou tiveram) uma parceria com a "Machinima" para produção de uma web série em live action.

Um comentário: