20140501

Pseudo Review: "The Amazing Spider-Man 2" (2014)


Como o filme estreiou dia 29/04/2014 nas Europas, e o "RDPA" foi conferir para "spoilear" o filme todo para nerdaiada de plantão.
Bem, como sempre, vamos por partes:


"The Amazing Spider- Man 2", "The Amazing Spider- Man 2: Rise of Electro" ou "The Amazing Spider-Man 2: Le Destin D' Un Hero" ("o destino de um heroi", como foi lançado na França) é a sequencia da 1° tentativa de filme do herói aracnídeo da Marvel Comics lançado em 2011, também dirigido por Marc Webb, lançado pela Columbia Pictures / Marvel Entertainment, tendo um elenco estrelado por Andrew Garfield, Emma Stone , Jamie Foxx , Dane DeHaan , Campbell Scott, Embeth Davidtz , Colm Feore , Paul Giamatti e Sally Field, e lançado no mercado para os cinemas em 2D, 3D e IMAX 3D.
A produção foi realizada de baixo da saia da "Sony" que segurou o titulo de todas as formas possiveis ja que quando a Marvel Studios começou a fazer sucesso com as suas produções, também começou a caçar todos os direitos autorais para o cinema e afins dos personagens da Casa das Ideias que estariam disponíveis de qualquer forma no mercado.


*Agora preparem-se, pois teremos spoilers violentos*

O filme começa com o pai do Peter, Richard Parker, descobrindo um pepino na Oscorp, tendo que fugir da cidade levando sua mulher, Mary Parker, e deixando seu moleque na casa dos tios meio que as pressas, assim como no 1° filme. Do nada a cena corta pro cara mandando varias informações para um esconderijo super secreto de dentro de um jatinho com o seu "Sony Vaio" em 1998 (inclusive devo frisar que a marca esta em muita evidencia no filme, monopolizando completamente o mercado mundial neste uinverso), quando de repente um "hitman" aparece para apagar os dois. Durante o "kao", eles acabam se envolvendo em um acidente onde o avião acaba caindo em algum lugar desconhecido e irrelevante para a historia do filme.
Ainda no começo da película vemos Peter Parker, Aka "Homem-Aranha" encapuzado como o heroi de azul e vermelho impedindo um assalto bem arquitetado a um carro forte contendo uma das experiencias de "importância vital" da OsCorp, sendo que o o Piloto de fuga, e aparentemente lider do assalto, é Aleksei Sytsevich (Paul Giamatti), que futuramente ira vestir uma armadura / tank de guerra e se auto entitulara como o super vilão "Rhino". Pois bem, durante a confusão o Aranha acaba ajudando Max Dillon, um engenheiro elétrico que também trabalha na OsCorp, e que tem sérios problemas psicológicos por ser um cara solitário e sem moral no trabalho... Aparentemente por que ele é um cara muito estranho mesmo.



Enfim, voltando a trama, vemos Peter terminando o colegial, ainda pegando a Gwen Stacy e se desdobrando todo para conseguir viver a sua vida dupla como um cara normal e um super herói. O que inclusive o põe em muitos problemas com o seu afair, ja que o cara da mancada em tudo relacionado ao casal, e assim os tornando cada vez mais distantes e gerando "D.R.s" constantes.

Esquecendo / abstraindo as partes mela-cueca ou calcinha do filme, eis que surge na trama Harry Osborn que vai falar com seu papai moribundo, Norman Osborn, que em seu leito de morte acaba lhe dando o controle total da empresa. Norman revela ao seu garoto que sua doença rara que deforma e degenera aos poucos suas vitimas é hereditária e que para sobreviver também ele deve explorar os recursos da empresa para arranjar uma cura, assim como seu pai fez, até por que Norman bota um terror no garoto dizendo que sintomas começam normalmente na idade em que o moleque se encontra naquele momento.
Apos ver o anuncio da morte do Osborn pai e o retorno a cidade do Osborn filho, Peter vai visitar seu amigo de infância (já que na trama eles meio que cresceram juntos, já que seus pais eram "miguxos", e não porque estudaram juntos ou algo assim) e assim os caras acabam reativando os laços de amizades a muito adormecidos.

Voltando para o Max, que aumenta o seu nivel de tietagem com o Homem Aranha ao ponto de ficar conversando com varias fotos do cara coladas na parede de seu ape como se o aranha fosse seu amigo de quarto, o cara acaba ficando preso no trabalho depois do expediente no dia de seu aniversario já que seu superior não vai com a cara dele (provavelmente porque o cara tem a audácia de ser mais ainda estanho que ele). Durante seu turno na noite em uma das instalações de experimentos especiais, o cara sofre um acidente, e acaba sendo eletrocutado, e como se não bastasse ele ainda cai dentro de um tanque de água cheio de enguias geneticamente modificadas.
Mais pra frente na trama ele acorda em uma das instalações da OsCorp pronto pra ser jogado em um incinerador, já que os caras da empresa não tinha tinham intenção nenhuma de se responsabilizar pelo que aconteceu. Enfim, quando ele percebe que o negocio ta ruim pro lado dele, o cara mete o pé para rua vestindo uns trapos que ele encontrou por la. Quando chega nas quebradas, percebe que sua presença tem uma influencia direta com todas as coisas que envolvem eletricidade. Logo em seguida ele descobre que pode manipular e absorver energia elétrica como ele bem entender. 
Depois de andar um bocado ele vai parar na Time Square onde começa a absorver energia para dedeu. Nesse momento um monte de policia o cerca e antes de tudo virar uma confusão surge o cabeça de teia no local, que estava tentando resolver as coisas com a sua namorada nas proximidades, mas acaba sendo interrompido por seu sentido de aranha que pirou quando sentiu a presença de perigo vindo do cara.
Quando tudo parecia resolvido, ja que o doideira elétrico era fã do aranha e e recebe uma desenrolada bonita do cara para que ele ficasse tranquilo, um policial metido a herói tenta plantar uma azeitona no coitado somente porque ele acidentalmente soltou uma faísca apos pisar numa possa d' água. Enfim, apos uma breve confusão por conta do acontecido, o Aranha salva umas pessoas e o foco do acontecimento se volta para ele. Quando isso acontece, Max fica levemente enciumado e começa a pagar de terrorista no local. Apos um leve quebra e um discurso de super vilão, ele é contido pelo Spider, que inclusive ainda esta meio abalado com uma noicia que recebe de Gwen que ela vai abadona-lo para estudar na Inglaterra. Ainda por cima, ele quebra um dos disparadores de teia durante o combate.



Quando volta pra casa desolado e deprimido, Peter começa a pesquisar sobre os projetos que estão na pasta velha de seu pai, e assim ele começa a organizar sua vida como herói, e a matutar uma forma de não perder sua pequena.

Durante tudo isso, Harry entra em conflito com um dos diretores chefes que não concorda com os métodos da família Osborn, contrata como sua assistente pessoal na empresa uma gostosa chamada "Felicia" (acho que é bem obvio o que isso se significa para o pessoal que esta ligado) e descobre que um dispositivo que seu pai lhe deu no leito de morte lhe da acesso a vários projetos secretos da OsCorp. Durante uma breve pesquisa interna ele descobre que as pesquisas envolvendo aranhas feitas por Richard Parker e seu pai poderiam ser a chave para salva-lo de sua doença, que começara a atormenta-lo de forma brutal. Desesperado o cara implora para o Peter ajuda-lo a encontrar o aranha já que ele tira fotos do Aranha. Apos uma pequena discussão eles ficam P da vida um com o outro, e Peter sai do local meio bolado com as paranoias de seu amigo, quando esbarra com Gwen que esta fugindo da segurança da empresa, que a perseguia por ela ter conhecido Max e suspeitara que a empresa estavam escondendo algo sobre o paradeiro do cara.
Apos ajuda-la a fugir Peter volta para casa e conversa com a sua tia, que descobre suas pesquisas sobre o passado e que passa um sermão (até interessante) de como ela não queria essa vida para o cara e como ele era um filho para ela e tudo mais.
Quando os primeiros sintomas da doença de Harry começam a ataca-lo pra valer, ele vai mais fundo em suas pesquisas, ainda mais depois que ele consegue falar com o Homem Aranha cara a cara, e mesmo assim o herói se recusa a ajuda-lo, por considerar que qualquer experiencia envolvendo seu corpo pode ser muito perigosa. Nesse momento os membros da OsCorp se juntam, enquadram Harry para encobrir o acidente de Max, e acabam o expulsando da empresa. Mas quando tudo parecia perdido, a assistente gostosa de Harry, Felicia, informa-o onde ele poderia encontrar o equipamento que puderia ajudá-lo em sua luta contra a doença e tambem Max, que estava aprisionado para testar as suas habilidades e que agora se auto intitulava como "Electro". Quando Harry encontra o cara, eles fecham afim de derrubar todos os membros da Oscorp responsaveis por arruinar suas vidas, e ainda de quebra o Homem Aranha por ter sido omisso. Quando eles sequestram o CEO principal da empresa, harry encontra uma armadura e outros equipamentos feitos por Norman, assim como como uma formula que possivelmente seria a cura da doença dos Osborns baseado no veneno das aranhas geneticamente alteradas de Richard Parker. So que ao invés de curá-lo, o soro acaba o transformando-o em uma criatura esquisita, e no auge de uma paranoia delirante o cara se auto proclama como "O Duende Verde".


Durante essa loucura toda Peter usa informações deixadas por seu pai para localizar a mensagem de vídeo em um laboratório secreto em uma estação de metrô abandonada (ala o esconderijo dos Tartarugas Ninja, devo frisar). No video ele explica que teve que ir embora porque ele se recusou a cooperar na criação de armas biogenéticas  junto com Norman Osborn. Quando Peter vai embora ele recebe uma mensagem de voz de Gwen , dizendo-lhe que ela ganhou uma bolsa de estudos na Inglaterra e que estava se dirigindo para o aeroporto mais cedo do que o esperado para pegar um voo direto a terra da rainha. Ele consegue pegá-la no meio do transito e declara seu amor por ela, chegando a té a concordar em ir para a Inglaterra junto. Enquanto o amor esta no ar entre os dois pombinhos, Electro toca o terror na cidade criando um apagão geral na cidade, e Peter acaba tendo que bater de frente com o cara de novo. Com a ajuda de Gwen, eles derrotam o Electro e ainda de quebra devolvem a luz para cidade. Depois disso, o Harry, todo seguelado da droga que o transformou, chega armado até os dentes pra arrebentar com a cara do aranha. Ao ver Gwen , Harry deduz que a verdadeira identidade do Homem-Aranha é o Peter e a sequestra...

Bom eu não vou fazer spoiler do que acontece nessa parte por uma questão de princípios (hehehe), mas talvez uma imagem ilustre mais ou menos a ideia do que aconteceu...


Cinco meses depois,
Vemos Harry preso recebendo visita de seu associado, o mesmo "homem na sombra" que aparece no final do primeiro filme na sela do Dr. Connors e também vemos Peter desistindo completamente de ser o Homem-Aranha.

Em um outro dia qualquer, do nada, revemos Sytsevich, ja como "Rhino", quebrando tudo com a sua armadura de guerra no meio da cidade, quando de repente um garotinho nerd, que o Homem Aranha ajudou 
aleatoriamente durante o filme, surge para enfrenta-lo usando uma fantasia do cabeça de teia. Quando tudo parecia perdido eis que retorna ao manto o Peter, que deixa um recado para todos os vilões da cidade e que pula pra porrada contra o vilão.


...e assim termina o filme.

Comentários pessoais a parte, o filme segue o mesmo ritmo que o 1° projeto com o titulo "Amazing" lançado em 2011, usando a mesma formula baseada nas HQs do "Ultimante Spider-Man", fase Peter Parker, sendo que no filme o Peter Parker é de novo aquele rapaz descolado que tenta ser discreto na escola, ao invés de ser aquele moleque é que todo dia é jogado na lata de lixo por ser um nerd, por quererem o dinheiro do lanche dele ou mesmo por não gostarem da cara do coitado.
Assim como no primeiro filme o enredo tem um foco demasiadamente chato e piegas em relação ao caso do herói com a Gwen Stacey, sendo que neste filme tem o fato estranhíssimo de que quanto mais próximo o Peter se aproxima de sua amada, mais ele vê o fantasma do Capitão Stacey o assombrando, tipo "VOCÊ PROMETEU PETER! BOOOOOOM!".

O moleque que faz o Harry até que da pro gasto para o tipo de papel que lhe deram, mas a historia do Electro ficou uma tremenda porcaria (na humilde opinião deste que voz escreve), devido ao fato de diminuírem o personagem ao um nível de nerd inexpressivo e bizarro que até mesmo um "tri-lamb" teria receio de andar com um cara desse por vergonha.
A Emma Stone não fede nem cheira em termos de carisma, assim como o pais do Peter também. A Sally Field como Tia May até convenceu em parte por ela ser uma tentativa meio termo entre a versão do universo 616 e a Ultimante, assim como o Duende Verde foi também em sua forma transformada. O Norman Osborn aparece tão rápido que nem deu pra entender se ele vai "voltar do mundo dos mortos", assim como o personagem sempre faz nas HQs. Aliais todo o resto do elenco é meio descartável. Até mesmo o Paul Giamatti, que acaba sendo desperdiçado fazendo uma ponta em apenas duas cenas de ação "whatever" do filme.

Bom, esse é mais um caso de uma adaptação em live action de uma HQ feito para quem não é fã ou interessado no titulo em questão. Provavelmente a pessoa que não gostou do 1° filme vai gostar menos ainda do segundo. A não ser, é claro, que o expectador seja comprado pela produção, que ta até "ok" mas e dai?! Não fazem mais que a obrigação deles ja que a proposta do filme tem mais a ver com produção do que o resto, ou mesmo, pelo emaranhado de clichês referentes a esse tipo de filme que acabam sendo usados como trunfo para prender o publico mais despreocupado em relação a referencias, fãboyzisses e afins...
Enfim, aos interessados que quiserem conferir no cinema, estão avisados que estarão colocando a  sua conta em risco caso realmente queiram fazer isso. O que dirá então os que forem ver em IMAX ou 4D!


Nenhum comentário:

Postar um comentário