20140216

"Schäffer the Darklord" (STD): Um diferencial inusitado no Nerdcore.


Mais conhecido pela cunha de "Schaffer o Darklord" (STD), Mark Shaffer se auto-intitula também como "rappist" do nerdcore vindo de Nova Iorque, misturando temas nerds a suas experiencias pessoais do tipo "sexo, drogas e rock n roll" e usando como base as batidas sintetizadas do que ele chama de "the real oldschool hip-hop", ele cria o seu diferencial dentro do sub-gênero apenas com a sua tão amada "black box".
Sua jornada começa oficialmente em 2001, formando junto com "Katastrophe" e "Strict Chem", outros 2 aspirantes do Nerdcore, o grupo de rap "The End of the World". Uma de suas musicas, chamada Candyass, fez parte da trilha sonora do filme "Sugar High Glitter City" que foi indicada para o "AVN Award" de 2002. Um pouco depois ele abandonou o projeto. Em 2003, enquanto vivia em San Francisco, Schaffer foi membro de outro grupo chamado "Burmese and Bottle dog". Quando teve coragem de criar sua carreira solo como "Schaffer the Darklord", criou musicas como "Tin Man", "Cat People", "The Other Devil" (em que ele usa em suas performasses ao vivo uma marionete dele mesmo personificando seu lado evil), bem como muitas canções engraçadas que combinam auto- depreciação e narcisismo, como "A Very Bad Man", "Thunder Thief ", "Scorpio" e "The Heckler". Schaffer já se apresentou e colaborou com muitos grandes projetos no Nerdcore por todo o país.
Quando não esta trabalhando com sua musica, Schaffer promove como host eventos conhecidos como "nerdy burlesque" em vários estabelecimento em Nova York, inclusive co-produziu vários shows da "Epic Win Burlesque", embora tenha se afastado da produção para se concentrar em sua carreira musical.

Por essa razão muitas artistas Burlescas em Nova York já estrelaram seus videos, como nas canções "The Rappist" e "The Bender". 
Ele deu as caras no doc "Nerdcore Rising", sobre a mídia Nerdcore, ja que era chapa do difusor do movimento MC Frontalot. Na mesma época também foi entrevistado pela "Blender Magazine". The Darklord pode ser ouvido também em um podcast com o seu amigo, e colaborador de longa data dos tempos de burlesque, Nelson Lugo chamado "Epic Piecast" no site "nerdyshow.com". Ele também lançou um EP coletânea gratuito de suas músicas (2003 à 2012) chamado "Junk Drawer".


Schaffer se apresenta na "Nerdapalooza", o maior evento nerdcore hip hop do mundo, desde 2008. Um dos seus grandes atos beneficentes de conhecimento publico foi participar de uma obra de caridade com outros artistas ​​Nerdcore para ajudar as vítimas e familiares do tiroteio na AMC Theaters em Aurora durante o premier de Dark Knight Rises que não tinham grana suficiente para manter os gastos necessários referentes ao caso.

Discografia:
Meet My Maker (2004)
Mark of the Beast (2007)
Manslaughterer (2009)
Junk Drawer (2012)
Sick Passenger (2013)
http://www.schafferthedarklord.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário