20140218

Pseudo Review: "Ninja" (2009)

Este é um caso clássico de como um um filme ruim pode ter uma ótima produção para um projeto de filme de ação quando se prende aos principais elementos atraentes que cercam esse gênero, neste caso a pancadaria generalizada como parte do enredo principal. Scott Adkins cada vez mais esta alcançando seu espaço como sucessor dos atores de filmes de "ação farofa", muito populares nos anos 80 e 90. De fato este titulo em especifico deixa isso evidente em cada detalhes, já que nos felicita com péssimas atuações e sequencias de ação de tirar o folego em alguns dos momentos de ápice da historia. Sem contar que o vilão, interpretado pelo ator Tsuyoshi Ihara, é tão "badass" que nenhum espectador entre os mais interessados fervoroso por este tipo de trama (assim como esse que voz escreve) pode negar que ele quase te faz desejar que o personagem "viva mais um dia para lutar de novo", até porque as vezes a historia parece estar mais em torno dele do que do próprio protagonista.
De qualquer forma este é um verdadeiro filme no estilo "action oldschool" 100% focado no entretenimento do espectador que busca todos os elementos peculiares impostos em um projeto desse calibre, e que ainda consegue ser bastante convincente nas cenas de ação, apesar de alguns rodopios e quedas desnecessárias.
Sem mencionar que o filme tem mais ou menos 1:20, o que nem da tempo dele se tornar massante o suficiente para desistir dele.
Na historia, Casey Bowman foi um americano que se tornou órfão quando criança enquanto morava no japão e acabou sendo deixado em um dojo de ninjutsu ao invés de um orfanato. Por querer muito dominar os segredos do bushido, ele treinou incessantemente, e com isso ganhou o respeito do sensei Takeda e o afeto de sua filha Namiko. Porem contudo todavia entretanto, o melhor aluno do dojo, Masazuka ("THE FUCKING VILLAIN" e provavelmente o proximo sucessor como soke da escola), deixa transparecer uma paranoia imensa por acreditar que a relação de Namiko e seu pai com Casey deveria ser dele por direito, e por conta disso em um dia comum de treinamento em que os dois duelaram, ele tenta matar o seu "rival" o atacando com uma katana de verdade. Apos isso ele é expulso do dojo, que tambem era sua casa, e é aconselhado por seu sensei a encontrar seu próprio caminho no mundo usando tudo o que sabia.
Alguns anos se passam e vemos Masazuka interpretando pessimamente (ou não) o conselho de seu mestre, se tornando um assassino profissional de aluguel que trabalha para um conglomerado empresarial que aparentemente fez a sua fortuna através de atividades ilegais usando o seu status no submundo como uma gangue em que seus membros agem como uma seita secreta chamada "The Ring", onde eles se marcam com fogo usando um simbolo personalizado, vestem-se com as mesmas cores e tem conexões por toda Nova York, onde fica seu quartel general.
Apos um serviço, Masazuka retorna ao seu antigo dojo durante uma celebração e tenta forçar a ideia que ele seria o proximo "soke" da escola pois havia se tornado muito melhor do que na época em que foi "exilado". Obviamente ele é expulso do local, jurando que todos ali iriam se arrepender daquilo. Antecipando uma invasão do assassino doidão, Takeda da a missão à Casey e Namiko de esconder um velho baú chamado de Yoroi Bitsu, que contém as armas e o traje dos antepassados mais antigos e notórios da escola, já este é o maior tesouro cultural do dojo e d seu clã. Sendo assim eles são enviados a Nova York, para encontrar um velho amigo do mestre e esconder os artefatos em um cofre de segurança máxima na Universidade de Triborough, enquanto são perseguidos sem saber por Masazuka, que manda os capangas da gangue... seita... ou sei la o que é aquilo... atras do casal.


*Caso tenha gostado da ideia do filme mas ainda não o viu, veja o quanto antes para poder acompanhar a sequencia "Ninja II: Shadow Of A Tear" (2013)
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário