20140421

Kamen Rider Black, O Manga


Um dos mais ilustres membros da familia Rider ("Masket Rider" para os leigos), grande heroi das séries de tokusatsu e de varias crianças "praticamente orfãs" da era de ouro da rede de televisão Manchete, Kamen Rider Black (仮面ライダー, que seria mais ou menos "Kamen Raida Burakku" com um sotaque japonês bem carregado) teve uma adaptação em mangá dividido em 6 volumes, publicado pela "Shonen Sunday" de 1987 à 1988 e escrita nada mais nada menos por seu criador, o poderoso Shotaro Ishinomori.



Bem diferente do seu live action, a historia do manga começa com uma pessoa sem memoria (e nua) fugindo de um monstro em um beco escuro em Nova York.
Enquanto isso em outra parte da cidade, uma equipe de repórteres investiga sobre vários relatos sobre aparições de humanoide bizarros vindos do subsolo da cidade.
Chegando la ele se metem em uma confusão surreal envolvendo um crocodilo gigante e um monstro bizarros e tambem acabam esbarrando com o monstro do beco carregando o tal peladão. As criaturas acabam tendo um conflito com os repórteres, que estavam sendo acompanhados por soldados contratados. Nesse momento o misterioso homem acorda e se apresenta a equipe como Kotaro Minami que viera do Japão e estranhamente não se lembrava de nada relacionado a seu passado e nem sabia direito como fora parar ali. Tudo que ele sabia de fato era tinha sido levado para um lugar estranho aonde aparentemente um grupo de seres mais estranhos ainda tentaram fazer algum tipo de lavagem cerebral nele.
Durante as apresentações Kotaro acaba sendo arrastado para dentro da água pelo monstros que o cagava anteriormente, so que agora ele possuia a forma do crocodilo que atacara o grupo. Enquanto o resto da equipe ia morrendo por não ter nenhuma chance de combater o monstro, apenas dois deles, chamados Keith e Jack, conseguiram sobreviver no final dos ataques do monstro. Quando tudo parecia perdido, ele são salvos por Kotaro que sai da água transformado em um humanoide em forma de inseto, e depois de mostrar o lugar aonde havia sido aprisionado aos dois repórteres, ele acaba destruindo o monstro com as suas próprias mão.
 Depois desse acontecimento Kotaro acaba se aliando a Jack e Keith, fazendo parte da sua equipe de reportagem como cinegrafista, e juntos começam a viajar para outros países como repórteres investigativos para descobrir a verdade sobre o passado de Kotaro e verdade sobre a existência de uma possível organização por trás de todos esses acontecimentos bizarros que ao mesmo tempo operam em atividades terroristas contra a raça humana em vários lugares ao redor do mundo.



A Série é dividida em:

Volume 1
New york: Underground
Paris : Ghost of the Opera
Paris - London : Wingged Beast

Volume 2
London : Jack the butcher
Kyoto : Return home to Ichijoji
Kohahusho : legend of White Snake (first part)
Volume 3

Kohahusho : legend of White Snake (last part)
Tokyo : conceited City
Naha : Legend of Giant Lion Statue

Volume 4
Athena : Gods Empire
Korakuen : a giant Egg
Hyogo : Treasure of the Dead (first part)

Volume 5
Hyogo : Treasure of the Dead (last part)
Kyoto : Silent House
Australia : Unique Continent (beggining)
Kyoto : Nobuhiko Return
Tokyo : Monster Wang Wung
Kyoto : Shark Monster in the Pool
Australia : Unique Continent (chapter 1)

Volume 6
Nara : coronation ceremony
Nepal : Last Fun before die
Australia : Unique Continent (chapter 2)
Tokyo 1999

O manga é muito interessante para os fãs da série pois fora explorar de forma totalmente diferente o titulo, o projeto utiliza referencias e analogias muito interessantes de outros tipos de projetos que não estão relacionados diretamente, como por exemplo criando um ambiente com um aspecto mais gótico (estilo os filmes de terror da era do ouro da "Universal Studios", da "Hammer Productions" ou mesmo de algumas produções cinematográficas do gênero dos anos 80) enquanto explora um traço peculiar mais saudosista (bem ao estilo de alguns projetos mais adultos de Ozamu Tezuka, como "Dororo" ou "Cyborg 009", do próprio Ishinomori). 
Apesar de ser (aparentemente) impossível de conseguir esse material em português, é possível encontra-lo em sites de leitura online em inglês ou em outras linguas um pouco mais distintas que essa caso o leitor tenha o conhecimento para executar tal feito. De qualquer forma vale a pena também conferir o projeto já que este quadrinho é uma experiencia deveras significativa para os fãs de quadrinho no geral por ter uma historia de ótima qualidade, apesar de também ser bem peculiar para os padrões ocidentais.

3 comentários:

  1. Cara muito interessante , pena não ter em português para ler essa obra do mestre Shotaro Ishinomori !

    ResponderExcluir
  2. é muito foda esse manga, uma pena nunca terem adaptado ele para uma animação, com a popularidade talvez nós pudessemos ver o manga de black kamen rider chegando ao portugues

    ResponderExcluir