20140422

"Tropa Titã" (DC Comics): Uma Equipe Esquecida No Multiverso


A Tropa Titã (nomeada assim na adaptação de seu nome original "Team Titans" na terras tupiniquins)  é uma equipe que vem de um universos aleatórios do multiverso da DC Comics, mais precisamente tendo histórias alternativas de uma equipe de heróis sobrevivendo a um futuro apocalíptico. Estranhamente, esse titulo acabou inicialmente ficando fora de série New Titans nos EUA em suas primeiras aparições mesmo sendo publicada na mesma época que o titulo. Ja no Brasil acabou sendo bem diferente ja que ela serviu de complemento para a saga da equipe Titã original "Caos Total!", tendo sua estreia para os fãs brasileiros na edição de N° 100 de "Os Novos Titãs" em meados dos anos 90. Tudo começou a fluir naturalmente na terra do Tio Sam para essa equipe em setembro de 1992 quando a  Tropa Titã foi introduzidas pela primeira vez como um grupo sombrio perseguidor dos Titãs originais afim de evitar o tal futuro caotico, ala "Arnold Schwarzenegger Terminator's Feelings". A historia base de seus membros foi revelada em "New Titans Annual # 7" pelo escritor Marv Wolfman, o que acabou os tornando populares o suficientemente para merecessem a sua própria revista, também escrita por Wolfman, assim como os escritores Phil Jimenez e Jeff Jensen assumiram o projeto como co-escritores partir da edição #13 junto do criador da equipe até o seu cancelamento em setembro em 1994.


Na trama os cinco heróis resistentes (que mais a frente na saga é revelado que eles são apenas uma das várias equipes vindas de futuros alternativos que levam a cunha de Titã) trabalham como uma célula terrorista contra um ditador mundial conhecido como "Lord Chaos", que é filho de Donna Troy e Terry Long. Eles acabam sendo enviados dez anos no passado para matar Donna e evitar o nascimento de seu guri genocida. Durante sua missão no passado eles convencem Donna a desistir de seus poderes, garatindo que seu filho nasça sem nenhum tipo de poder também e assim a equipe poderia tentar viver também uma vida tranquila no passado onde foram enviados. Nesta fase também surge uma versão do Asa Noturna também de um futuro conturbado, que volta no tempo para resolver tudo, mas quando se depara com a situação em controle também se junta à equipe usando o codinome "Deathwing" para não embaralhar demais as coisas em relação a politca de nomes e afins.


Durante o evento "Zero Hour" os membros originais da Tropa Titã Killowat , Redwing , Dagon , Prestor Jon e Battalion descobrem que tudo que eles sabem sobre a sua missão no passado era uma farsa criada pelo vilão de seu tempo, conhecido como Monarch (O Monarca), para que eles pudessem agir como seus assassinos adormecidos durante a crise temporal  deste "crossover". Quando Monarch é derrotado, os futuros criados por ele são destruídos junto com ele, Logo os heróis do futuro tambem acabaram sendo apagados da existência, tendo como únicos sobreviventes do colapso no tempo apenas "Mirage", "Terra" (que na verdade era descendente da "Terra" original, a Titã traidora) , e Deathwing.
Mais para frente (e como manobra pra tentar consertar mais uma das burradas da editora) em alguns títulos dos Titãs acaba sendo revelado que a a Tropa Titã realmente vinha da linha temporal que eles acreditavam, e o que aconteceu na verdade foi que eles foram desviados através do tempo pelo Monarch para que eles ganhassem falsas memórias e assim servissem ao seu proposito.



*Além da Tropa Titã principal, vários outros membros vieram de futuro alternativo como por exemplo "Herói X", "Autômato", "Lápidus", "Mestre do Assassinato", "Garoto-Maravilha", "Shockadélica", "Mistério Humano", "Franco-Atirador", "Mandíbula", "Caubói", "Vaqueiro" (Billy Hood), "Espectro", "Aladim", "Engraçadinha", "Arquétipo Humano" e "Lazarium".
Ainda em "Zero Hora", Mirage e Terra juntaram a equipe principal dos Titãs com a Tropa Titã para enfrentar seus inimigos em comum. Nunca foi provado nada, mais aparentemente foi deixado a entender nas sagas envolvendo essa suposta sucessora da "Terra" que ela poderia ter sido a original, mas essa hipotese cai quando sabemos o passado dela, que alias se chama Tara Markov. Na mini série "Terra" (2008) incluem na historia da personagem ela era na verdade uma jovem de uma sociedade de seres subterrâneos com poderes semelhantes e que ainda tinha sofrido alterações cirúrgicas para se parecer com a Terra original e que também teria tido amnésia por conta do estresse do procedimento, apesar disso tambem não ter ficado 100% esclarecido. Outro personagem do futuro que ninguem teve certeza de que era durante muito tempo foi Deathwing que nunca tivera sua identidade revelada. Na verdade tudo que se sabe do personagem é que ele não é uma versão futura do Dick Grayson.


  

Membros Oficiais da Tropa Titã:
Asa Vermelha (Carrie Levine)
Batalhão (Alexander Lyons)
Juíza e Júri (Juíza, Seringa, Monsieur Poniard, Lynch, Volt, Vapor)
Killowat (Charles "Charlie" Watkins)
Lápidus
Metallik (Axe, Bongo, Fusão, Ritmo, Brass)
Miragem (Miriam Delgado)
Nosferatu (David Dagon)
Prestor Jon (Jonathan Levine)
Quimera
Seringa
Terra II




Bom, de qualquer forma essa equipe participou de duas grandes sagas onde podemos ver os Titãs originais realmente amadurecendo alem de suas antigas cunhas de side-kicks, enfrentando vilões que estavam muito alem de suas capacidades e habilidades. Logo, podemos ver os membros das duas equipes enfrentando perigos extremos e dilemas internos bem sérios, enquanto (literalmente) o céu caia sobre as suas cabeças.
Provavelmente, essa foi uma das fases em que fica evidente como o titulo "Titãs" foi / ainda é um dos maiores
 na DC Comics. Principalmente, pelos membros da equipe (não importa qual) nunca se limitarem à ser meros aspirantes ou coadjuvantes, ao contrario do que  alguns leitores "mais desinformados" possam conceber.


Nenhum comentário:

Postar um comentário