20140528

"Beast Wars Transformers" (1996 / 1999): Maximizar e Aterrorizar!


Este é um titulo que ascendeu apos a 2° geração do titulo "Transformers" e fez bastante sucesso por usar como principal veiculo de propagação uma série de  animação em CG para tv, o que na época foi uma coisa do tipo "Oooooh!", produzida pela empresa canadense " Mainframe Entertainment" em 1996. Na terra outrora conhecida como Ilha de Vera Cruz (Brasil)  o programa foi exibido na "tv a cabo"  nos canais Cartoon Network (Toonami) e HBO, e na tv aberta pela Rede Record de televisão em meados do final da década de 90 e 
reprisado (bastante) nos primeiros anos da década 00 (2000 à diante).

O projeto teve 3 temporadas com 52 episódios, uma continuação (não tão bem sucedida) chamada "Beast Machines" e um reboot produzido e publicado pelas empresas "Dreamwave" e "IDW" em HQs. Aliais as duas editoras são responsáveis também por todas as historias dos transformers em revista em quadrinhos hoje em dia.

A série foi tão bem sucedida em seu 1° ano que seu principal designer de produção, 
Clyde Klotz, ganhou o premio "Daytime Emmy" na categoria "Outstanding Individual Achievement in Animation" em 1997, apesar de inicialmente ter sido renegada pelo publico mais saudosista da época que achava que a ideia de transformers convertidos em animais não teria o mesmo impacto / efeito que original teve com veículos e similares. Porem depois do término da 1° temporada (com um climax de deixar todo mundo arrepiado, devo frisar), houveram muitos elogios ao projeto pelo enredo ter sido muito bem equilibrado entre os apelos cômicos e o ar sombrio em torno da historia conforme o seu desenrolar.



O plot é o seguinte:
Logo no incio podemos presenciar duas naves com transformers trocando tiros no espaço sideral e caindo em um planeta selvagem. Como suas naves ficaram bem avariadas, eles podiam mais voltar ao seu planeta de origem. Assim as duas equipes adotam novos nomes para as suas facções e continuam sua guerra por la mesmo: De um lado tendo os "Maximals" que são os descendentes dos Autobots e do outro os "Predacons" que são os descendentes dos Decepticons. Para sobreviver ao seu novo lar as duas equipes acabam tendo que converter seus corpos para formas  orgânica baseando se nos animais locais afim de se adaptarem melhor ao ambiente e poder transitar livremente pelo mundo.

O líder dos Predacons se chama Megatron, ja que seu antepassado direto foi o lider dos Deceptcions, assim como o lider dos Maximals tambem se chama Optimus, só que ao invés de ser chamado de "Prime" ele é conhecido como "Primal" (Deus sabe la o por que). A principal missão dos Predacons neste planeta é buscar fragmentos de um tipo de cristal poderoso conhecido como Energon, que estão espalhados por todo este mundo e que para os transformers este artefato é na verdade uma fonte de poder incomensurável nas mãos de quem souber como manipula-lo, assim como um veneno mortal quando exposto em grandes quantidade à uma "protoforma". Aliais o principal motivo de todos eles terem se convertido em animais foi para que eles não fossem contaminados pelos cristais. Pois bem, já a missão dos Maximals era / é deter seus oponentes a qualquer custo antes que eles consigam poder suficiente para mudar o ruma da guerra.

Durante a trama eles tambem descobrem que durante a queda se envolveram em uma anomalia no tempo / espaço causado por danos no "transwarp" das naves, que são os dispositivos utilizados para fazer "grandes saltos" durante as viagens de uma ponta do universo a outro.
Outro detalhe na historia é que antes de cair, a Axalon (nave dos Maximals) ejectaram na orbita do planeta varios "pods de estase" contendo protoformas de transformers em potencial totalmente "virgens" ​​e subdesenvolvidos, na intenção de salva-los na queda. Sendo assim ao longo da série os Maximals e os Predacons disputam uma corrida para alcança-los e adiciona-los em suas equipes como mais um soldado em campo, criando uma vantagem evidente no conflito. Inclusive esta parte da trama é muito utilizada na série para introduzir novos personagens.


*Basicamente a ideia do projeto segue a mesma logica do desenho original sobre os lados guerra, em que os Maximals são essencialmente bons e justos, enquantos os Predacons são um bando de "FDPs" oportunistas em busca de poder. *



Beast Wars teve duas adaptações para vídeo game:

.O primeiro titulo foi chamado "Beast Wars: Transformers", assim como a série e foi lançado em 1997 para o PlayStation (1) e PC. O jogo é shooter em terceira pessoa e é baseado na primeira temporada da série, em que você pode controlar Maximals ou Predacons em missões para minar as tentativas da outra facção de ganhar recursos suficientes para vencer a guerra entre eles ou para fugir do planeta; 

 

.O segundo, "Transformers Beast Wars: Transmetals", é jogo de luta que se baseia na segunda temporada. Duas versões deste jogo foram lançadas: uma para PlayStation lançada pela "Hasbro Interactive" e uma versão para Nintendo 64 foi lançado pela "Bam! Entertainment".
A grande sacada na produção deste foi a utilização da maioria do do elenco original na dublagem dos personagens;

 


Então, muito fãs mais saudosistas de Transformers acham que esse projeto foi mais uma tentativa de reviver o titulo e criar novos personagens para vender mais brinquedos, assim como foi em "Transformers: O Filme" de 1986. Bom, logico que foi esse um dos intuitos comerciais, mas porem contudo todavia entretanto esse projeto se provou muito mais que isso por ir alem tanto usando e abusando (o melhor que desses) dos recursos de animação do gênero utilizado quanto na complexidade de sua historia, usando contextos até então nunca explorados em nenhuma das franquias como por exemplo viagens temporais e pequenas aparições de personagens clássicos na trama como parte de uma historia a muito tempo perdida, fazendo essa geração de Transformers explorar conceitos sci fis nunca utilizados antes e assim dando um rumo completamente inesperado a historia até os seus episódios finais. Logo, apesar de ser um pouco tosco para o publico mais moderno que viu os filmes do Michael Bay, é completamente aconselhável que os fãs, admiradores e interessados sobre o titulo transformes deem uma espiada e tentem extrair algo de bom desse trabalho, pois a geração deste que vos escreve o fez e valeu muito a pena.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário