20140503

"Defensores Da Terra": Quando Os Maiores Herois de Todos Os Tempos Começaram Uma Equipe Nos Anos 80


O titulo "Defensores da Terra" (Defenders Of The Earth, no original) foi originalmente um desenho animado lançado em 1985 e produzido pela Marvel Productions usando personagens os classicos da "King Features Syndicate". Os personagens em destaque na série são as figuras clássicas dos quadrinhos pulps Flash Gordon e seu inimigo declarado Ming , criados por Alex Raymond em 1934, O Fantasma (1936), Mandrake e Lothar (ambos 1934), todos criados por Lee Falk. A estratégia comercial para trazer os personagens deste calibre de volta a ativa na época foi introduzi-los em um contexto futurista onde eles fazem um verdadeiro "assemble" para proteger o planeta e ao mesmo tempo iniciar seus filhos como super-heróis, em uma manobra para atrair um público mais "oldschool" e mais jovem ao mesmo tempo.
O roteiro da série foi administrado / co-escrito por nada mais nada menos que Stan Lee.
Um detalhe interessante sobre o projeto foi que seus dubladores gravaram cada episodio como um programa de rádio. O elenco se reunia em um estúdio para gravar suas todas as suas falas juntos, interagindo em tempo real enquanto a história ia se desenrolando.




Na trama, o planeta de "Ming , o Impiedoso" está proximo de um verdadeira apocalipse, então o ardil vilão decide se refugiar na Terra e la recomeçar seu império escravizando a raça humana. Quando descobre os planos de seu eterno inimigo, Flash Gordon retorna ao seu planeta natal para avisar a todos sobre a ameaça. Durante a sua viagem em enfrenta os  robôs de gelo do exercito de Ming, e sua nave acaba sendo abatida perto onde Mandrake vive. Flash é resgatado pelo herói ilusionista e seu amigo Lothar, que decidem o ajudar apos ele explicar sobre a invasão iminente de Ming e que que seu filho, Rick, havia sido raptado por seu inimigo assim como a sua esposa, Dale. Durante uma tentativa de resgate da familia de Gordon no espaço, Dale acaba sendo assassinada por Ming, que consegue chegar a Terra e iniciar seus planos de dominação mundial. A partir dai os heróis criam uma organização para defender o planeta chamada "Os Defensores da Terra", adicionando a equipe o lenadario "Fantasma, o espirito que anda", assim como todos os seus filhos, que tem habilidades e treinamentos excepcionais para fazer parte do conflito.  A base de operações da equipe, chamada de "O Monitor", é instalada dentro de um vulcão afim de usar a energia geotérmica para torna-la auto suficiente. O QG é administrado pelo super computador da equipe denominado de DYNAK X.



*A série teve no total 65 episodios exibidos antes de seu cancelamento.

Em 1987, a "Star Comics" ( logomarca da Marvel Comics para seus quadrinhos infantis nos EUA) publicou uma minissérie do titulo em 4 edições,  sendo o volume #1 escrito por Stan Lee e de #2 à #4 por Michael Higgins, todas com artes de Alex Saviuk. Uma edição #5 chegou a ser cogitada, mas acabou sendo nunca publicada.O titulo tambem tem em sue curriculum uma linha de action figures, incluído Flash Gordon , Mandrake , Lothar , o Phantom, Ming, e Garax, e um jogo de vídeo para PC.
**Em junho de 2013, a Dynamite Comics lançou a série "Kings Watch", escrita por Jeff Parker, que usa o plot de "Defensores da Terra" para reproduzir de forma melhor elaborada a historia do titulo, e ainda de quebra incluir a este universo outros personagens do universo da King Features.

3 comentários: