20140706

"Hard Boiled - À Queima Roupa": Uma Graphic Novel Sobre Formas De Vida Sinteticas, Que Consegue Ir Alem De Asimov E Blade Runner


Hard Boiled é uma mini série em comics dividido em três edição escrita, por Frank Miller. A arte é de Geof Darrow, que trabalhou com Miller em "Big Guy And Rusty" no ano de 1995, e que mandou fodasticamente bem neste projeto regado a muito sangue, sujeira e violência, dentro de um ambiente urbano onde "n" formas de tecnologias cyberpunks futuristas se mesclam a uma visão peculiar no melhor gênero dos filmes noir do inicio do seculo XX.

Inclusive, por causa desta característica estética, a graphic novel acaba sendo naturalmente relacionada pelos fãs desse gênero como mais um derivado da ideia de "Blade Runner" e outros filmes referentes do mesmo nipe e do mesmo calibre.
Sua primeira edição foi publicada pela Dark Horse Comics em 1990, e com ela Miller e Darrow ganharam em 1991 o prêmio Eisner de "Melhor Escritor / Artista".


A historia se passa em um futuro não muito distante na cidade de Los Angeles, onde o "cobrador de impostos" conhecido como Nixon, uma espécie de ser consciente sintético / mecânico altamente treinado, dotado de uma força e resistência acima do normal, e com uma noção sobre o que é o perigo no minimo duvidosa, fica gravemente ferido durante um "encontro violento" com um de seus alvos. Para sobreviver aos ferimentos, Nixon acaba tendo que passar por uma cirurgia de alto risco com métodos tecnologicamente avançados e nada ortodoxos.
Do nada ele acorda um quarto do lado de sua esposa e com seus filhos na porta que acordaram com os gritos do cara. Nesse momento ele realiza que seu nome é na verdade 
carl Seltz, um "investigador de seguros" (uma especie de caçador de recompensas assalariado) representante de uma empresa chamada "Benevolente Assurance Corporation", e que tudo que ele passou fora apenas um sonho ruim.
Durante uma noite qualquer, Carl começa a ter pesadelos com flashes dele comentendo assassinatos e fazendo vários tipos de coisas perigosas. Quando sua mulher percebe,  insisti em distrai-lo com o sexo. Até ai tudo bem, pois seria um bom alivio para o cara e talz... Se ele não descobrisse "sem querer, querendo" que durante a consumação do ato, seus filhos injetam nele uma droga indutora do sono, o fazendo apagar completamente e esquecer tudo que estava acontecendo. 
Na manha seguinte, apos esse incidente deveras bizarro, ele sai para o trabalho como se nada tivesse acontecido. Quando ele intercepta um caso de sequestro envolvendo um cliente da empresa, ele pega o seu trabuco (ala Deckard), e parte para uma perseguição frenética pelo transito caótico da cidade. Durante o trajeto, Carl acaba tendo um "acidente de trabalho", que na verdade acaba revelando que o cara realmente era muito mais do que somente "uma pessoa normal".

E a partir dai que a trama vai desenrolando de forma cada vez mais surreal até o seu climax...




Em resumo, este é mais um comics com o "selo de qualidade Frank Miller" que atrai o leitor logo pela a capa, e ainda por cima, consegue bancar a sugestão que ela transparece ao consumidor, dando a ele o que exatamente ele quer. Ou seja, uma historia em uma atmosfera urbana 
morbidamente marginal, com uma arte e narrativa dinamicamente equivalentes, e com uma complexidade no enredo que se equilibre na tênue entre o banal e o genial, para estimular de forma considerável, a curiosidade do leitor  em relação ao desfecho da trama.
Logo, aos que interessarem, este que vos escreve indica altamente que leiam este titulo, pois fora os motivos citados, a graphic novel é bem curtinha (cada edição tem em média entre 40 ou 50 paginas) e por ter um enredo que traz um sentimento nostálgico na temática, acaba demonstrando o quão bom era de fato esse tipo de material no final dos anos 80 / inicio dos anos 90.

Nenhum comentário:

Postar um comentário