20140711

"Streets Of Rage 4" - O Jogo Que Não Saiu... "Mas Que Existe, Existe!"


A clássica série de jogos "side-scrolling beat-'em-up", ou se preferir "jogo de fase, anda e bate", "Streets of Rage" (conhecido no Japão como "Bare Knuckle" e considerado um dos melhores jogos do gênero de todos os tempos por essas bandas), feita para consoles de 16 bits pela lendária empresa japonesa (e uma das principais difusoras da industria de video games na vida de todos os terráqueos pelo menos nos últimos 30 anos) SEGA,  por incrível que pareça esteve totalmente adormecida desde os tempos do Mega Drive / Genesis.
Desde o final dos anos 90, houveram rumores de uma quarta excursão por este universo de criminalidade, pancadaria e alimentos de boa qualidade achados no lixo, que acabaram ficando a deriva em torno da internet e nas conversas de nerds, gamers e afins ao longo dos anos. Este boato ainda foi mais reforçado quando vazaram informações que os jogos "Fighting Force" (PSX) e "DieHard Arcade" (SEGA Saturn), eram na verdade verdadeira derivados de modelos para um retorno triunfal de "Streets of Rage" no mercado de jogos.
Sendo assim, alguns anos mais tarde, e para surpresa de muitos que ja haviam perdido as esperanças, um vídeo de um protótipo de "Streets Of Rage 4" foi divulgado on-line pela própria SEGA. O plano era que essa versão sairia para o grande console da empresa no momento , o (injustiçado) Dreamcast, e sua proposta seria reproduzir e sintetizar toda a ideia do jogos anteriores, em uma plataforma 3D. Porem, o jogo nunca chegou a acontecer, por motivos ocultos para nos mortais, criando mais uma vez grande vazio no universo.
Principalmente por ter tido na época, o compositor japa Yuzo Koshiro, que fez a trilha sonora de clássicos como "ActRaiser", "Revenge of Shinobi", "Etrian Odyssey" e das edições anteriores de "Streets of Rage".



Mas porem contudo todavia entretando, nem tudo estava perdido...

O "Streets Of Rage Online", um site que é considerado como "o oficial" do jogo por oferecer e divulgar qualquer material de qualidade sobre o titulo, vira e mexe nos mostra que existem pessoas que nunca desistiram do sonho de uma continuação.
Tanto é que nele podemos contemplar varias ideias em pratica envolvendo o titulo la.
Como por exemplo "Streets of Rage 4 HD". Um fangame SOR muito ambicioso, que começou a ser desenvolvimento no início de 2010, usando como base o "OpenBoR engine". O jogo foi produzido por Zhang Qiang e Allan Cylakes, que desenvolveram as sprites impressionantemente caprichadas, enquanto as artes foram pintadas à mão pelos talentosos artistas gráficos Huang Wentao e Xia Ji.
Apos a equipe de desenvolvimento passar muito perrengue na tentativa de re-imaginar o visual do jogo em high definition, o resultado foi no minimo foda:



Isso sem mencionar que a jogabilidade de SOR4 ta pra saudosista de plantão nenhum botar defeito:


O jogo foi originalmente planejado para PC e PSP, embora não seja claro "se" e "quando" aconteceria. Por isso, depois que grande parte do jogo foi feita, o game foi "inconstado", até segunda ordem, e liberado como "fangame online" por alguns anos no site.


* La no site, ainda podemos conferir "outro fangame inacabado" intitulado como "Street Of Rage 4: UIE Edition", feito com o programa chamado "Gamemaker". O jogo em si é uma continuação direta de "Streets of Rage 3, usando uma combinação de "sprites rasgadas e coladas" do jogo anterior, junto de algumas novas e personalizadas, além de remixes da trilha sonora e uma grande variedade de amostras de de efeitos sonoros.

 

Então, bem ou mal, ainda estamos vendo que existem algumas pessoas querendo tornar "Streets Of Rage 4" uma realidade oficial, pois real ela ja é.
Para os mais interessados pela parte nostálgica que o jogo representa; ou simplesmente pela curiosidade de saber sobre outros projetos (oficiais ou não) relacionados ao titulo desenvolvidos ao longo dos anos, deem uma olhada no site oficial do game que tem bastante material interessante disponível:


http://www.soronline.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário