20140922

"Façamos Um Pequeno Voo Na Historia Dos Hawkmen, O Povo Dos Homens-Pássaros Do Universo De Flash Gordon..."



Ao longo dos anos, podemos ver muitos interessados por quadrinhos de forma geral cometendo o "erro honesto" de confundir esta peculiar raça do planeta Mongo com os Thanagarianos, do universo da editora "DC Comics", justamente por eles tambem serem uma raça guerreira que utiliza o gavião / falcão / águia  (the hawk) como o simbolo de sua cultura.
Mas porem contudo todavia entretanto, na "verdade verdadeira", a raça dos homens-passaros (Hawkmen), liderada pelo rei Vultan do universo do (segundo) herói intergalático Flash Gordon, foi que influenciou tudo que veio depois relacionado ao clichê sobre um povo guerreiro alado, que tem um profundo interesse por pássaros predadores.

Por conta disto, este que vos escreve decidiu falar um pouquinho sobre a historia desta comunidade fictícia, e de sua pequena, porem relevante, influencia na cultura pop nerd.


Comecemos do começo...

A primeira aparição dos Hawk Men foi em 1934 na historia "The Monsters Of Mongo", na segunda linha historias dos titulo "Flash Gordon". Na historia, Flash Gordon, Dale Arden, Dr. Han Zarkov, Principe Thun, lider dos "homens-leões" (Lion Men) e o Principe Barin, que fora exilado a muito tempo atras dde Mongo por se opor ao imperador,  são enviados para a cidade voadora conhecida simplesmente como "Sky City", a capital dos homens-pássaros, por "Ming, O Impiedoso", que a usa lugar como uma prisão para todos que se opõem a soberania do ardil tirano.


O rei Vultan, que nessa época era totalmente um "pau mandando" de Ming e de sua filha, a princesa Aura, acaba enviando Flash e companhia para trabalhar como escravos no setor que mantem a cidade nos céus conhecido como "Atom Furnaces". Apos Flash incitar uma revolta entre os escravos e "sem querer querendo" derrubar a cidade destruindo o sistema de Radium que mantem os motores da capital funcionando, o Dr Zarkov descobre uma nova fonte de energia atômica para abastecer a cidade, e assim tornando-a mais operacional que antes e auto suficiente. Com isso Vultan fica grato aos aventureiros e torna Zavok como seu principal cientista.

Em "Tournaments Of Mongo", já na terceira parte nesta linha de historias de Flash, Vultan protege o heroi e seus companheiros da furia de Ming, que viaja para a cidade do homens-pássaros para execultar os forasteiros. Durante uma discussão que quase resultou em uma guerra entre Ming e o rei de Mongo, Vultan exige um "torneio da morte", onde Flash poderia ter a chance de lutar por sua liberdade contra as forças militares do "Impiedoso". Ming com medo demonstrar covardia ou fraqueza, acaba aceitando os termos do rei pássaro. So que Flash, junto de Barin, acaba vencendo todos os desafios do torneio e ganha o titulo rei do mundo das cavernas (Cave World), que faz parte dos domínios do planeta.

A partir da historia intitulada ""The Caverns of Mongo", Vultan e Flash criam uma forte parceria e alianças com outros povos que desejam se opor ao governo opressor de Ming. Quando que eles se vêem preparados para tomar o poder, começam uma guerra contra o imperador e todos os seus aliados em nome da liberdade de suas terras e de seus povos.



Basicamente é assim que os hawkmen se firmaram na mitologia de Flash Gordon.



Os Hawkmen ja tiveram varias adaptações em vários outros projetos de outras mídias relacionadas ao titulo Flash Gordon. Como por exemplo, no famoso seriado de TV de 1954, na animação produzida em parceria do canal "France 4" com a produtora canadense "Hearst Entertainment" em 1996, ou até mesmo no sériado de 2007 do SyFy Channel (que é bem ruizinho por sinal). Mas até hoje nenhuma adaptação deste raça foi tão popular como a do filme "Flash Gordon" de 1980, onde vemos o ator Brian Blessed eternizar sua interpretação como o rei Vultan com as frases "Gordon's alive?!", "Impetuous boy!" e "Squadron 40... Diiiiiiiiiiiive!", ou com a produção e caracterização dos homens-pássaros, que no filme participam de batalhas aéreas bastante interessantes e expressam bastante empatia do que se espera sobre a raça em um live action, o que foi na época uma grande coisa em termos de adaptação, e continua sendo até hoje entre os apreciadores e interessados sobre o titulo ou em quadrinhos em geral que se deparam com o projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário