20140922

"Gatchaman" (2013): O Filme Em Live Action Dos Ninjas Cientistas Até Ok, Para A Era Em Que As Produções de Tokusatsu Tão Beeeeem Matsumoto!



Apos um acordo judical, a Tatsunoko pegou de volta os direitos autorais de Gatchaman e no periodo de Outubro à Dezembro de 2012, gravou em tempo relâmpago uma adaptação em live action do titulo, em parceria com a produtora Nikkatsu.

O filme foi distribuído pela Toho, dirigido por Toya Sato (que tambem dirigiu o live action de "Gokusen") e escrito por Yusuke Watanabe (o cara responsável pelo roteiro dos live actions de "Gantz" e "20th Century Boys", sem mencionar a animação "Dragon Ball Z: Battle of Gods" que saiu em 2014), enquanto Shinji Aramaki (responsável pela direção de "Appleseed Alpha") fez os character designs dos personagens e Takashi Yamazaki (responsável pela direção do live action de "Space Battleship Yamato" em 2010) trabalhou na produção dos efeitos visuais.

O filme é estrelado por Tori Matsuzaka ("Samurai Sentai Shinkenger") como "Ken The Eagle", Go Ayano ("Kamen Rider 555", Rurouni Kenshin, o live action de 2012), como "Joe, The Condor", Ayame Goriki ("Mirai Nikki", "Black Butler") como "Jun The Swan", Tatsuomi Hamada ("Ultraman Zero - The Movie", "Gokaiger vs Gavan") como "Jinpei The Swallow" e Ryohei Suzuki ("Hentai Kamen"), como "Ryu The Owl".

Quando o filme estreio no Japão, foi a quinta maior bilheteria entre as estreias de verão, arrecadando no primeiro dia ¥ 119.201.780 (algo em média na época a $171.977) e ¥ 401.196.315 (algo em torno de $3.944.512 na época) no total, enquanto esteve em exibição no cinema.


A trama se passa em 2050, quando uma organização militar terrorista chamada "Galactor" ocupou metade do planeta Terra comentendo uma série de ataques de destruições em massa, ameaçando exterminar a raça humana. Ao mesmo tempo, a "International Science Organization" descobre varias pedras ao redor do mundo que irradiam uma energia misteriosas, capaz de despertar em apenas um grupo específicos de indivíduos que as possuírem super poderes surreais baseados em suas características. Essas pessoas são conhecidas como "receptores", e são recrutadas pelo Dr. Kozaburo Nambu, o lider da parte cientifica desta corporação, para formar uma equipe conhecida como "Gatchaman", e a sua missão primaria é exclusivamente derrotar a Galactor.
 


Apesar do filme ser bem produzido, com "atores ok" e com boas cenas de ação, acaba deixando a desejar justamente por tirar o foco do conflito entre os Galactors e os Gatchaman, mesmo a historia sendo boa, pra dar enfase dramalhão à la novela mexicana envolvendo Ken, George e Berg Katse, pois eles cresceram juntos e estão envolvidos em  uma espécie de triangulo amoroso desde que se entendem por gente e tal.
Basicamente, o projeto somente alcança as expectativas esperadas somente nos 30 minutos iniciais e em algumas cenas dos 30 minutos finais.

Outra coisa que acaba dando uma baixa na moral do filme são algumas descaracterizações dos personagens, tanto fisicamente como na personalidade, que acabam dando mais chance para algumas cenas serem mais "encheção de linguiça" na trama do seguindo o enredo como deveria ser.
Mas de qualquer jeito valeu a pena iniciativa. Primeiramente que bem o mau o longa acabou sendo melhor do que os últimos projetos dessa geração "tokusatsu matsumoto*" que vemos por ai a fora desde de meados dos anos 2000, ou se preferir "00"(* lembrando que segundo o "Chapolin Colorado", "matsumoto" significa "mais ou menos" em japonês).Segundo, que mesmo o desempenho do projeto sendo bem abaixo do que se esperava para o titulo, podemos ver umas sacadas realmente interessantes que acabam mostrando que é possível sim fazer uma adaptação em live action interessante seguindo mais a ideia original do titulo abordado, do que simplesmente ficar inventando qualquer coisa so pra cobrir o tempo de duração do filme.

*Valendo destacar que so pela primeira cena de luta do filme, ele ja vale pena ser visto pelo menos uma vez.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário