20141003

"Blacksad": Um Negro Gato Sobrevivendo Na Selva De Pedra



Blacksad é uma série de "livros em quadrinhos"(mais ou menos como as edições classicas do famoso quadrinho belga "Tin Tin"), criado pelos autores espanhóis, e ja envolvidos na midia de HQs, desenhos animados e afins, Juan Díaz Canales (escritor) e Juanjo Guarnido (ilustrador), e publicado pela editora francesa "Dargaud". 

Inspirado nos melhores filmes Noir de gangsters, as histórias envolvem o peculiar detetive particular John Blacksad no final da década de 50,  nos EUA. Todos os personagens são animais antropomórficos cujas espécies refletem diretamente sua personalidade, caráter ou mesmo etnia e posição social. Os estereótipos caracterizado nos animais são muitas vezes utilizados para demarcar quem é quem nas historias, tanto da trama como do local onde ela se passa.
Por exemplo: quase todos os policiais representam alguma espécie de caninos, como pastores alemães, alguns cães de caça, e raposas, e alguns felinos como leões e gatos, enquanto os personagens do submundo são frequentemente representados por uma variedade extensa de aves, répteis, animais anfíbios e outros tipos exótico na mesma proporção. Isso contar algumas ganguês que são representadas por animais de fazenda, ou grupo etnicos / religiosos, como a analogia do neo nazismo envolvendo uma organização comunitária de animais polares.


No meio disso tudo vemos Blacksad pegando alguns casos complexos aqui e ali, enquanto mergulha de cabeça no submundo do crime em becos, bares sujos e hotéis baratos, cheios de todo tipo de marginalidade e parias da sociedade.




Embora ambos os dois  autores sejam espanhóis, o primeiro "principal público-alvo" de Blacksad ficou no mercado francês. Tanto pela editora ser francesa,  como pelo fato do mercado de quadrinhos e graphic novels do pais esta numa espécie de "era de ouro", em termos de popularidade entre fãs e interessados pela midia, em relação a publicações de materiais considerados (praticamente) independentes, ou sem a grande apelação publicitaria envolvendo um selo de uma grande empresa, como acontece com os títulos da Marvel e DC no mercado internacional, por exemplo. Portanto, é por isso que eles seguem um sistema (que na verdade verdadeira existe é uma lei material literario produzido ou livremente comercializado no mercado francês) arrisca: Antes de mais nada, todo o material envolvendo a determinada edição de Blacksad é publicado primeiro em Francês. Depois do processo de divulgação da primeira tiragem (a francesa), que a edição é lançada em espanhol e seguida flui normalmente para mundo a fora.




O primeiro volume chamado "Entre Les Ombres" (literalmente quer dizer "Entre as Sombras", mas modificado no mercado americano para "Blacksad", o que acabou funcionando devido a ambientação do quadrinho e o nome do personagem protagonista) foi publicado em Novembro de 2000. O segundo volume, chamado "Arctic-Nation", foi publicado em 2003 e o terceiro, "Âme Rouge" ("Vermelho da Alma"), foi publicado em 2005. Inclusive a tradução em Inglês do terceiro volume foi adiada na época, devido à falência do empresa que fazia o editorial nos USA,  a "iBooks". Mas porem contudo todavia entretanto, em 2010, a "Dark Horse Comics" praticamente "salvou a pátria" e  publicou os três volumes traduzidos como um volume unico para a galera que não conhecia o titulo e tava comendo mosca. A publicação desta coletânea de 184 páginas também coincidiu com o lançamento europeu do quarto capítulo da série, intitulado como "L'Enfer, Le silence" ("O Inferno, O Silencio"), em setembro de 2010. Ainda em 2014, fomos agraciados com um quinto volume chamado "Amarillo", que de tão popular que o personagem ficou em certos países, foi lançado copias traduzidas ao redor do mundo em datas muito próximas de seu lançamento oficial.



#Nota: A série foi traduzida do original (francês e espanhol) para búlgaro, catalão, chinês, croata, dinamarquês, holandês, tcheco, Inglês, finlandês, alemão, grego, italiano, japonês, norueguês, polonês, Português, russo, sérvio, sueco, e turco.

A "Panini" publicou no Brasil, apenas os 2 primeiros volumes do titulo, o que é uma pena! Mas se serve de consolo, eles foram lançados no formato original.


Guarnido e Diaz Canales se conheceram no estudio de animação espanhol chamado "Lapis Azul". Os dois logo fizeram amizade e a mantiveram, mesmo quando pararam de trabalhar juntos. Ao longo dos anos, enquanto Diaz Carnales fazia sua carreira se revezando como empreendedor, roteirista de quadrinhos, e storyboarder de filmes e séries animadas, Guarnido se mudou para a Paris para trabalhar nos estúdios de animação da Disney europeia. Aliais o rapaz trabalhou por la primeiramente como artista de layout em "Pateta - O filme", Mickey's Runaway Brain" e "O Corcunda de Notre Damme". Quando conseguiu um cargo mais elevado na empresa, foi um dos animadores responsáveis por "Hercules", "Tarzan" e "Atlantis". O cara ainda contribuiu antes do fechamento do estúdio francês em "Mogli 2" e "Lorenzo". Ainda na Disney, o cara começou a trabalhar a distancia com seu parceiro, Diaz, em Blacksad. A carreira dos dois ascendeu logo apos o primeiro volume e os caras não pararam mais de trabalhar em seus projetos pessoais, claro, sempre tentando priorizar ao máximo as aventuras do "negro gato na selva de pedra".



Fora o grande sucesso e popularidade do titulo, os seus criadores ainda receberam diversos prêmios, três indicações ao "Eisner Award" e um Prêmio "Angoulême". Nada mau hein?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário