20140212

"Aliens Vs Predadores" (Os Jogos): "Nossa, Como É Tenso Ser Um Colonial Marine E Sobreviver A Batalha Desses Dois!"


"Aliens vs Predator" é uma série de jogos baseados nos crossovers literários e cinematográficos que narram "conflitos" entre as duas raças alienígenas. Na maioria dos títulos a jogabilidade é de modo shooter em 1° pessoa e suas versões para PC são as mais populares.

O primeiro nessa linha foi desenvolvido pela "Rebellion" e distribuído pela "Fox Interactive" para PCs e para o Mac OS-X em 1999. Vale lembrar que este tipo de jogabilidade já havia sido explorada em outro jogo da franquia de 1994, só que para o console "Jaguar" e este jogo também foi desenvolvido pela mesma empresa, só que distribuída pela "Atari".




O plot do jogo sempre tem uma formula parecida mesmo que suas edições sejam bem diferentes umas das outras: Em uma instalação isolada em algum lugar do cosmos de propriedade da "Weyland -Yutani", ou simplesmente que esteja na jurisdição dos Colonial Marines, ocorre alguma atividade esquisita. Quando  os humanos se envolvem, acabam ficando no meio de uma guerra entre a raça dos "Xenomorphics" e alguma tribo qualquer de "Predadores" concentrada neste ambiente.

Normalmente sempre ha a opção de jogar com as 3 raças e seus objetivos e finais diferem muito, apesar de todos os personagens na trama transitarem pelos mesmos cenários. Em grande parte, esse é o enredo clichê do titulo.



Esta é uma pequena lista dos jogos que já saíram do titulo:



"Alien Vs. Predator" - 1993 (SNES): 
 Apesar deste ser o primeiro jogo com o titulo "AvP" criado, não ha relação com os demais por ser um jogo no estilo arcade da Capcom com uma historia genérica.
O jogo foi desenvolvido pela "Jorudan" para o SNES e teve uma versão para Game Boy (GB) chamada "Alien vs Predator: The Last of His Clan".

"Alien vs. Predator" - 1994 (Arcade):

Este é um arcade "anda e bate "beat-em-up" produzido pela Capcom. Na historia, os seres humanos e Predadores unem forças para lutar contra uma colonia Alien que invadiram a cidade de San Drad, Califórnia.




 "Alien vs Predator" - 1994 (JAGUAR):
Um dos poucos jogos do gênero para o console, dando a opção de jogar com Alien, Predador, ou Colonial Marine. O padrão do jogo é shooter em primeira pessoa e um pouco estratégia.




 "Aliens Versus Predator" - 1999 (PC/MAC):
Mais relacionado ao gênero "horror sci-fi, este é o 1° jogo disponibilizado somente para PC e Mac e como o seu antecessor lhe permite jogar como Aliens, Colonial Marines, e um Predator.



 "Aliens Versus Predator 2" - 2001 (PC/MAC):
Esta é a sequencia do titulo de 99 que torna a franquia em um jogo de tiro em primeira pessoa mais frenético para o PC. O jogo permite ao jogador assumir o papel das três raças como seu antecessor e é distintamente mais inspirado nos universos cinematográficos, apresentando um enredo que interliga melhor o destino das três raças na historia.



 "Aliens Versus Predator 2: Primal Hunt" - 2002 (PC):
Primal Hunt é um pacote de expansão que apresenta os acontecimentos antes da hsitoria de "Aliens Versus Predator 2".


 "Aliens Versus Predator: Extinction" - 2003 (PS2/XBox):
Este é jogo de estratégia em tempo real baseado no universo "Aliens e Predador". O jogo permite que você jogue em três modos de campanha diferentes e cada uma têm diferentes elementos de jogabilidade.



 "Aliens vs. Predator: Requiem" - 2007 (PSP):
O Jogo é baseado no filme com o mesmo titulo.



"Aliens vs. Predator" - 2010 (XBox360/PS3/PC):

Esta versão mais moderna é baseada no estilo clássico para PC e também é o terceiro jogo desta franquia, considerada a mais popular. O diferencial deste jogo é o enredo no estilo "sobrevivência".



As histórias dos jogos são definidas neste enredo sangrento e violento, em que raças as 3 raças se enfrentam insanamente buscando a sobreviver em um ambiente futurista absurdamente hostil. Sendo assim que relato como é tenso jogar com "os fuzileiros imperiais" nesses jogos pois não importa o quão bem equipado você seja, AS OUTRAS RAÇA SÃO NATURALMENTE SUPERIORES A VOCÊ!

Incrivelmente, este que vos escreve já ouviu muitos comentários de outros jogadores que simplesmente odiaram jogar com os humanos ao longo dos anos. Particularmente acho simplesmente maneirissimo fazer isso, pois fora poder jogar com umas das classes de soldados mais badasses do universo nerd, você ainda pode usar todos os seus equipamentos mostrados nos filmes e explorar o melhor o potencial do personagem. Principalmente no jogo de 2010 que superou e muito a expectativa do modo Colonial Marine. Arrisco até em dizer que esse provavelmente foi uma das melhores interpretações da classe até hoje, até porque o jogo da 7° geração de jogos em 2013 feitos para eles realmente foi deprimente. O que é uma lastima.


Enfim, O potencial da união das duas franquias é sempre muito promissor. Inclusive se tratando dos jogos. O que realmente deixou muitos fãs e apreciadores delas muito desapontados foi o desempenho horrível dos live action, que tinham o potencial de ser tão bons como as outras referencias em outras mídias.


Bom, ainda bem que os jogos ainda não foram maculados. Pelo menos não de forma irreversível.

Um comentário:

  1. cara, não sei porque criticam tanto os dois filmes do aliem vs predador. Eu simplesmente amei os filmes, e foi por causa deles e por ser fã de terror sci-fi que eu procurei os jogos pra pc.

    ResponderExcluir