20140217

"Tsui Hark's Black Mask" (Hak Hap) E A Adaptação De Um Quadrinho Que O Ocidente Dificilmente Lera.


"Black Mask" (1996) é um filme ação que esta entre os clássicos de Hong Kong, e foi protagonizado pelo ator Jet Li.
Dirigido por Daniel Lee, produzido pelo gênio Tsui Hark (antigo parceiro e colaborador para o estrelato de Li) e sua produtora "Film Workshop", o filme foi originalmente lançado na china como "Hak Hap", e em 1999 foi convertido para o inglês e lançado nos EUA pela "Artisan Entertainment" 
(inclusive, foi muito reprisado na era de ouro das maratonas de filmes de kung fu na "rede Bandeirantes" e no SBT).
Em 2002 o filme teve uma continuação chamada "Black Mask 2: City of Masks", estrelado por Andy On, que não foi tão bem recebida pelos fãs do titulo por distorcer todo o plot.
No filme, Tsui Chik fez parte de um projeto militar altamente secreto que tinha como principal objetivo criar o supersoldado perfeito. Seu code nome era "O Instrutor" em uma unidade de elite chamada "701". Este esquadrão era usado em muitas missões especiais financiadas pelo governo, mas depois de um dos agentes matar uma equipe de policiais inteira em um ataque de raiva incontrolável, o governo decidiu abortar o projeto temendo que a experiencia se voltasse contra o sistema, e sendo assim, ordenou a eliminação de todos os envolvidos. Tendo conhecimento disto, Tsui Chik ajuda alguns membros sobreviventes da 701 a fugir do extermínio, lutando sozinho contra todos os soldados inimigos e seguindo um caminho diferente da sua equipe.

Alguns anos depois ele tenta se esconder e levar uma vida tranquila como bibliotecário.Até que descobre que o resto de sua equipe foram responsáveis ​​por uma onda de crimes violentos e a polícia local não é capaz de lidar com isso. Interpretando os acontecimentos como sua culpa, ele veste um disfarce e cria a imagem do super-herói que fica conhecido como "Black Mask". Depois de ter perdido a capacidade de sentir dor e obter uma força sobre humana através devido à cirurgias realizadas em sua época de "super-soldado", logo, Black Mask é quase invulnerável.

*O filme de 1996 foi baseado no manhua "Hei Xia" ("Black Mask - The Legend Of Hei Xia") de 1992, criado por Li Chi-Tak. A historia foi divida em 6 edições e segue o mesmo enredo do filme, tendo o ambiente urbano no estilo "noir" e sendo mais focado nas artes márcias. A HQ se tornou um verdadeiro item de colecionador para o publico ocidental, já que não teve distribuição em grande escala fora da Asia, por não ser um quadrinho de grande repercussão por aquelas bandas, mesmo tendo um live action de grande produção.

**Em homenagem ao personagem "Kato", o side-kick do "Besouro Verde" (The Green Hornet), Black Mask usa uma máscara no estilo "dominó" e um boné de motorista igual ao herói chines da série de tv.

Enfim, este que voz escreve indica fortemente que os apreciadores de filmes de ação asiáticos que vejam o 1° filme do titulo, caso não tenham o feito, pois o projeto é deveras "fodastico", mesmo tendo uma bizarrice ou outra.

Um comentário: