20140312

Pulando Para Dentro do Universo de "Comix Zone"



Definitivamente este foi um dos jogos mais originais de sua geração. Principalmente por ser um jogo no melhor estilo "arcade anda e bate" enfrentando monstros e outros seres bizarros, so que em cenários com características estéticas berrantes dentro dos clichês das historias em quadrinhos sci fi, filmes de ação e afins.
Comix Zone foi bastante criticado quando lançado por ter demorado demais, e por ser muito difícil e curto para os gamers "não-viciadinhos "da época. Mesmo assim o jogo foi recebido de braços abertos pelo publico e até hoje é reconhecido como um dos melhores do gênero, ja que sua jogabilidade, sacadas gráficas e trilha sonora estavam pelo menos um pouquinho a frente de seu tempo, em termos de ideia. 
A música do projeto foi composta por Howard Drossin, que durante algum tempo foi conhecido como "O Cara" entre os compositores de trilhas sonoras dos jogos com algumas dezenas de bits. As artes do jogo também foram feitas por quadrinistas aleatórios. Então se perguntarem "Quem foi que fez tal coisa?"... Bom, fica ai o mistério. 
O jogo foi originalmente inspirado em outro jogo que não vingou e que era mais inspirado em desenhos animados intitulado "Joe Pencil Trapped In The Comix Zone" para (MD/Gen) e criado pelo artista Peter Morawiec (aliais este material é muito desconhecido por sinal, inclusive para nos seres das terras tupiniquins).
Este jogo/desenho foi feito em 1992 e o "Comix Zone" tentou explorar ao máximo as ideias deste projeto levando os mesmos elementos para dentro de seus conceitos.





O plot é tão simples quanto divertido...


Sketch Turner é um desenhista e roqueiro pé-rapado que estava trabalhando em sua ultima HQ chamada "Comix Zone". Na história da revista o "New World Empire" tenta proteger o planeta Terra de uma invasão alienígena (o mais legal é que a inspiração para esta historia vem de sonhos e pesadelos do próprio Sketch). Uma noite, enquanto Sketch esboçava algumas ideias para Comix Zone durante uma tempestade, um raio atinge ele e a mesa onde esta sua historia em cheio. Neste instante, o principal vilão da revista, um poderoso mutante chamado Mortus, consegue escapar das páginas e tenta matar seu criador para que ele possa se tornar de verdade e assim dominar o mundo real 
("?" -> não entendi essa logica). Por não ter poder pra isso no nosso mundo Mortus envia Sketch para o seu mundo.
Dentro da história em quadrinhos, Sketch encontra a General Alissa Cyan, que acredita que ele é uma espécie de "escolhido" ("The Chosen One") que veio para salvar o seu mundo pós-apocalíptico do mal das garras do malévolo e maligno Mortus e seus os invasores alienígenas. Então Alissa e Sketch fazem um acordo que se ela o ajudar a voltar pra casa, ele a ajudara a destruir o império de Mortus. A partir dai ela começa a envia-lo em missões dando suporte por um rádio.


O jogo tem dois finais possíveis:


Proximo ao fim do jogo, Mortus entra no quadrinho de novo e  joga Alissa em uma câmara que começa encher de água, enquanto Sketch o enfrenta. 

.Se o jogador derrotar Mortus e salvar Alissa, um final ocorre quando Alissa vem para o mundo real com Sketch e vive com ele feliz e contente por ai. 

.Caso o jogador derrote Mortus somente depois que câmara se enche de água, Alissa morre, Sketch consegue sair daquele mundo, mas o seu quadrinho é destruído. Apos o final surge uma frase dizendo "Will Sketch recreate his adventure for a happier ending?". Logo em seguida vemos a revista "Comix Zone" virando um grande sucesso com sua nova historia: Alissa se ​​junta ao exército tornando-se chefe de Estado dos Estados Unidos. Roadkill, o rato e side kick de Sketch, ganha uma quantidade de mussarela maior que ele podeira comer e passa muito tempo a explorar novo sistema de esgoto da cidade.



 * A versão norte-americana de Comix Zone incluiu um CD com uma trilha sonora rock n' roll bem característica da passagem dos anos 80 para o 90. O CD bônus tinha doze faixas musicais com artista bem conhecidos da época:


Danzig - "Going Down to Die"
Lordz of Brooklyn - "Saturday Night Fever"
MC 900 Ft. Jesus - "Buried at Sea"
Jesus and Mary Chain - "I Hate Rock and Roll"
Love and Rockets - "Words of a Fool"
Lords of Acid - "Do What You Want to Do"
Stiffs, Inc. - "Chelsea"
Julian Cope - "Try, Try, Try"
God Lives Underwater - "No More Love"
Ruth Ruth - "Uninvited"
Laika - "44 Robbers"
Lindsey - "Got it Going On"


**O lançamento europeu do jogo em 1996 para Mega Drive e Windows PC incluíram a trilha sonora original do jogo em suas versões melhoradas no formato "Sega Tunes" e interpretadas por uma banda de rock fictícia com vocais de Roadkill. A trilha sonora foi liberada mais tarde na América do Norte também sob o rótulo "Sega Tunes".


1. "Into the Zone"   3:04
2. "Feed My Disease"   2:39
3. "10,000 Knives"   3:22
4. "Seen it for Days"   3:52
5. "Woe is the World"   3:00
6. "Last to Follow"   2:40



Este que vos escreve indica altamente que os interessados joguem esse clássico até os dedos não aguentarem mais, caso tenham esta oportunidade, pois este titulo certamente pode ser considerado um entre aqueles que são verdadeiras maravilhas atemporais.

 

Um comentário: