20140330

"Tarzan & John Carter" (1996): Quando O Rei Das Selvas Confronta Os Warlords De Barsoom Em Uma Minissérie


Em 1996, a Dark Horse distribuiu um dos maiores crossovers de todos os tempos inserindo os heróis de Edgar Rice Burroughs em uma mini-série de quatro capítulos intitulada "Tarzan / John Carter: Warlord of Mars" escrito por Bruce Jones e desenhado / arte finalizado por Bret Blevins.


A historia começa quando um ladrão astuto é morto em circunstancias suspeitas no meio da rua apos concluir uma negociação pelo roubo de um artefato deveras antigo. 
Quando viramos a pagina, vemos o herói Tarzan durante uma viagem de trem pensando "na morte da bezerra" enquanto observa um outdoor com uma publicidade de um filme com o seu nome, o que o faz lembrar dos tempos de gloria como "Rei da Floresta". De repente, os mesmo caras que mataram o ladrão profissional aparecem em seu vagão aos berros dizendo que eram os filhos de uns antigos adversários do nosso herói e que iam ajustar contas ali na hora. Obviamente como esperado, eles não contavam que o Tarzan fosse mais esperto e ágil. Sendo assim, o homem macaco inutiliza seus "executores em potencial" o mais rápido possível.
Apos muito quebra-quebra e quase todos os bandidos mortos dentro do trem, Tarzan acaba caindo na floresta durante uma chuva quase torrencial
para fugir dos tiros do líder dos seus adversários. Quando tudo parecia perdido e o nosso herói fica na mira certeira de seu algoz, eis que ele é salvo pelo seu side-kick felino favorito "Jad-Bal-Ja". Como ultimo recurso, o ardil vilão tenta chantagear Tarzan retirando o artefato roubado do bolso. Logo é revelado que este era um simbolo feito em ouro encontrado por Tarzan anos atras em uma expedição e dado a sua esposa, Jane, como sinal de seu amor.
Neste momento, antes de qualquer ação dos personagens, um raio simplesmente cai sobre o artefato derrubando todos os que estão no local. Logo em seguida somente Tarzan se levanta e ele se depara com seu próprio corpo estirado no chão, e sem mais nem menos ele começa voar contra a sua vontade. Primeiro o herói acha que morreu e esta indo para o paraíso. Em seguida ele voa em alta-velocidade pelo espaço até cair em um solo vermelho com as suas roupas de "homem-macaco". Quando olha a sua volta que ele percebe que não esta mais na Terra.

 

Nosso herói descobre que esta em Barsoon por conhecer as historias do herói lendário que havia conhecido o planeta Marte. Enquanto perambulava pelo deserto vermelho pensando em uma forma de voltar para casa, ele ele acaba esbarrando com uma frota do exercito Zodanga liderado pela capitã Purid Mos que apos ver as habilidades do "homem macaco" em combate, logo percebe que ele é um "Jasoomiano". Assim ela o prende e faz uma lavagem cerebral para torna-lo em um de seus generais, afim de usa-lo como uma arma contra o exercito de Helium e finalmente derrotar o maior aliado do inimigo, John Carter.

 
Esse é o inicio das aventuras de Tarzan em Barsoom.

#1: "Red Awakenings"

2#: "Storm Winds Of Mars"

3#: "Prisoners In Darkness"

4#: "Farewell To Mars"

*Em cada capitulo ha um titulo diferente para ajudar ilustrar a ideia de evolução dos acontecimentos futuros da trama. Inclusive, esta foi uma manobra muito "old is cool" na humilde opinião deste que vos escreve.

Para os fãs de HQs e afins, este é um arco na historia dos dois personagens que deveria ser fundamental como leitura, já que ela representa "meio que sem querer" um otimo exemplo de crossover e clássico sci fi nesta mídia, inclusive pela arte das historias serem bem estilo retro para expressar uma intenção que flerta muito com a era de ouro das duas mitologias. 
Para o publico brasileiro encontrar esta mini série em "ptbr" talvez seja um pouco complicado pois o titulo não foi publicado no Brasil oficialmente (pelo menos não até agora), e logo é quase inexistente algum material em português. Mas para quem realmente achar que vale a pena fazer um esforço para conhecer a mini-série, este que vos escreve aconselha que de uma boa pesquisada nos scans em inglês da internet alheia pois ha uma grande chance dela saciar a sua curiosidade.
Inclusive por este projeto ser um verdadeiro clássico atemporal, a "Dynamite Comics", a atual responsavel por distribuir os dois titulos nos dias de hoje, fez um revival desta mistura de universos com a série "Lords Of Mars" em 2013, onde acontece um "team up" entre os personagens das séries "Warlords Of Mars" e "Lord Of Jungle".

Um comentário: