20140321

"The Death of Superman Lives: What Happened?": O Documentario Que Supostamente Contara A Verdade Sobre O Porque Deste Filme do "Escoteiro Azulão" Não Ter Saido Na Telona Quando Teve A Chance


Graças a algumas grandes repercussões de projetos atraves do "Kickstarter", "crowdfunding" e afins, agora sempre veremos vários projetos bem interessantes espalhados por ai, financiados pelo publico e feitos com a devida atenção, evitando corromper o minimo possível o assunto abordado. Essa nova tendência comercial, que esta bombando a todo o vapor desde o começo dos anos "00" (apos 2000 d.c.), tem a liberdade de apresentar todos os tipos de projetos cinematográficos possíveis, inclusive envolvendo documentários sobre assuntos pops.



Dentre todas as pré produções nesse segmento, uma que realmente chamou a atenção do publico que curte mais a mídia de "HQs, Graphic Novels e Afins" por investigar uma produção que parecia "mega ultra promissora" mas que entrou em colapso sem mais nem menos chamado "Superman Lives". Querendo saber a verdade "doa a quem doer" o diretor Jon Schnepp começou esse "kickstarter" para um doc que desmistificaria o possivel "por que" do projeto não ter engrenado, e seu titulando ficou (genialmente) como "The Death of “Superman Lives”: What Happened?"


Vamos devagar para o pessoal acompanhar...

"
Superman Lives" foi derivado do projeto que deveria ser o quinto filme da franquia do super herói começada pelo glorioso Christopher Reeves, e seu titulo era pra ser inicialmente "Superman V: Reborn". O projeto contava com a direção de Tim Burton (que ja tinha no currículo os clássicos filmes "Batman" (1989) e "Batman, O Retorno" (1992)  nas costas), produção de John Peters e roteiro de Kevin Smith . Dizem por ai as mas línguas que o filme acabou no inicio graças aos desacordos entre Smith, Peters e Burton, sem mencionar algumas reclamações por parte do público interessado e de seu ator principal, já que o filme apresentava grandes modificações que seriam feitas na mitologia do herói nas HQs (o que hoje em dia parece ser praticamente uma regra para grandes produções do tipo, e o que acontece exatamente em 2013 no filme "Man Of Steel", um reboot da franquia cinematográfica do personagem).


Quanto a quem representaria o kriptoniano do Kansas, Peters queria Sean Penn como primeira opção. Mas mais tarde foi escolhido para o papel o Nicolas Cage pela vontade de Burton, pois segundo ele o cara poderia interpretar o lado mais sombrio e insano do Super-Homem sem problema (pois o Nicolas Cage nessa época ja tinha a sua fama de... Ser o Nicolas Cage). Para 
publico da época, essa escolha para o Superman causou muitas caretas de desaprovação, porém, durante o projeto, o ator várias vezes bateu de frente contra o seu diretor, exigindo um uniforme mais clássico e que mantivesse as características mais conhecidas do heroi intactas durante a trama pois ele (que se auto proclama "um fã", ao ponto de dar o nome para o seu filho de "kal el") não suportaria ver o herói tão "desmistificado", e assim o publicou ficou "mais OK" com o cara no projeto.

O papel de Lois Lane não chegou a ser oficializado, mas a atriz Winona Ryder era a preferida para fazer o papel pois era uma das queridinhas do Burton. Para as possíveis escolhas de atores que interpretariam os vilões, mais certas certas (e tambem bizarras) eram Cary Elwes como "Brainiac", Christopher Walken como "Lex Luthor" e Corey Haim como o "Pistoleiro". Matt Damon era o preferido para o papel de Jimmy Olsen (Imagina!), e houveram especulações que o cantor Bob Dylan iria fazer uma participação como Jor-El. Caso não fosse ele, o nome de (
"Sir") Sean Connery também chegou a ser mencionado como provável escolha. Como adição para dar uma pirada a mais neste cast deveras "inusitado", era também cogitada uma pequena e singela participação do Batman dos filmes do Tim Burton, ou seja, a volta de Michael Keaton como "THE BÉTIMAN". Caso não aceitasse o papel, Burton confessou que eles iriam procurar um ator mais jovem e menos conhecido, o que de fato era uma boa estratégia.


Alguns possíveis plots não tiveram seus detalhes oficializados por não terem sido concluídos na época ou por não terem sidos 100% aprovados por seus idealizadores. Tudo que se tinha confirmado era que todos eram vagamente baseados na saga "A Morte do Superman" e duas possíveis ideias para historia seriam aprovadas:

.Em um dos plot sugeridos, a historia retratava Clark Kent como um cara já mais inseguro e incapaz de admitir seus sentimentos para Lois Lane. Assim como no quadrinho, ele enfrenta o Doomsday  do nada e durante o confronto ele "cai". Quando Superman morre nos braços de Lois, ele finalmente confessa seus sentimentos para ela. Depois desta confissão ele não só liberta uma forma hetéria para fora de seu corpo, como também ela entra no corpo de Lois, e com isso a repórter descobre que está grávida de Superman. Algum tempo depois a criança nasce e dentro do período de três semanas, ele cresce e vira um homem com um porte mais ou menos de 21 anos de idade. Nunca foi confirmado mas aparentemente Lois é morta no meio do filme, e de alguma forma Doomsday é ressuscitado. Assim o recém-nascido assume seu direito de primogenitura como o novo Superman, derrota o vilão, salvar o mundo e "blablabla".

.Em uma outra ideia para o plot oficial, e que provavelmente era a escolha mais provável, Brainiac seria introduzido como o vilão principal do filme. Nessa trama ele é o responsável pela destruição de Krypton que persegue o rastro de Kal-El até a Terra, depois de vagar por anos pelo universo, só para destruir o último kryptoniano de uma vez por todas (porque ele odiava seus criadores, ou não ia com a cara deles ou qualquer coisa do tipo. tanto faz, isso não importava!)

Na Terra, Clark esta no meio de uma crise de identidade pois ele não suportava mais lidar com a sua vida dupla de "humano e kriptoniano", "repórter e herói" e "blablabla". Brainiac sabendo que não seria fácil pegar o seu adversário de frente, bola um plano para"pega-lo por trás", jogando no meio de Metropolis um monstro denominado "Doomsday", uma bizarrice geneticamente feita a partir da raça kriptoniana, para sair quebrando tudo. Dai a velha historia do Super ir pra la, sair no tapa fuminantemente com a criatura, os dois tombarem e o Brainiac "sai bem na foto" cumprindo seu proposito "malandritamente".

Depois disso rola um mega funeral para o Superman, e o Brainiac tenta roubar o corpo do cara, ja que ele era uma material genético valiosíssimo. No entanto, seu plano é frustrado pelo agentes secretos do governo conhecidos como "Projeto Cadmus", que tomam o corpo primeiro na esperança de reviver o herói ou clona-lo... Ou guarda-lo de suvenir. Essa confusão toda rola na trama enquanto o Superman faz uma viagem espiritual entre a sua vida e morte tentando descobrir seu real proposito. Quando ele chega ao final de sua jornada, ele conclui que seu trabalho na Terra ainda não havia terminado e o seu espírito retorna ao seu corpo.

Assim o cara ressuscita estilo jesus, mas fica completamente impotente por ter usado todas as suas forças. Logo apos o "Homem de Aço" viaja para Metropolis para combater o Brainiac (que ta tocando o terror no planeta) do jeito que der com o suporte do Cadmus. Durante a batalha contra as forças do inimigo o Superman recupera os poderes e assim derrota Brainiac, todos voltam a sua vida e o filme acaba assim.

* Durante o projeto ainda houveram 3 variações de enredo estranhamente conflitantes vindos da parte do Kevin Smith, do Tim Burton e do roteirista oficial do projeto Dan Gilroy, que acabou ficando um pouca sem voz durante essa briga de foice interna entre os idealizadores.



Então o principal espirito deste doc por parte do seu idealizador Jon Schnepp, caso ele conseguir a quantia que ele necessita, é criar um revival sobre este titulo que ela considera como "um dos maiores cult filmes jamais feitos", talvez conseguir fazer alguns takes de algumas cenas dos "sketchs" originais do filme (pois ele realmente acha que esse material teria um diferencial muito interessante para o universo do cinematográfico oficial do Supeman), e expor todas as provas possíveis que ele possa conseguir dos 
reais motivos  que fizeram a ideia "Superman Lives" falhar durante o processo de criação. O cara acumulou durante anos um monte de arte conceitual descartada do projeto, entrevistou gente que trabalhou na produção, se empenhou ao ponto de ir atras das celebridade envolvidas na época, como os atores Nicolas Cage e Sandra Bullock, o próprio Kevin Smith e Tim Burton, e outros realizadores de projetos na mídia de comics e similares, para que eles dissessem definitivamente os seus pontos de vista sobre o que tinha sido esta iniciativa e o porque da poderosa Warner Bros "da pra trás" com a produção em abril de 1998.

Enfim, se tudo der certo veremos esse doc ainda neste ano de 2014 em todos os cantos do mundo...



**Caso queira saber mais sobre essa ideia, ta aqui os links para acompanhar o projeto de perto:
https://www.kickstarter.com/projects/1270411036/the-death-of-superman-lives-what-happened
https://www.facebook.com/TheDeathOfSupermanLivesWhatHappened?group_id=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário