20140223

"Shang Chi", O Mestre do Kung Fu Da Marvel Que Resolve No Braço.

O personagem "Mestre do Kung Fu" foi  publicado pela Marvel Comics de 1974 à 1983, e também é conhecida la fora por seus fãs e admiradores como "Shang-Chi: Master of Kung Fu" (para não ser confundido com outro título não relacionado) ou "MOKF". Suas historias como personagem principal começaram na "Special Marvel Edition # 17" (Aliais Shang-Chi já havia aparecido nas edições # 15 e # 16) e a mairoria delas foram escritas por Doug Moench, que o tornou em um grande personagem publicado com o selo do Marvel em sua época,  assim como muitos outros personagens do seu elenco principal como Fu Manchu, Fah Lo EESU, Sir Denis Nayland Smith, e Doutor Petrie, que eram de fato criações das historias Pulp do desenhista Sax Rohmer. Em 1974, a Marvel publicou quatro "Giant-Sizes" trimestrais com Mestre do Kung Fu e não pararam mais, assim como fizeram com muitos outros títulos na "época das vacas gordas" do editorial da empresa. O titulo foi publicado no Brasil nos anos 80 pela "Bloch Infanto Juvenil" e foi muito popular entre os fãs de quadrinhos da época .

A historia começa com Shang-Chi como o filho de um criminoso de renomado no submundo internacional. Por toda a vida ele foi solitário por ter sido treinado mentalmente e fisicamente em todos os tipos de artes marciais conhecidos pelos seus pais e outros mestres a disposição da organização criminosa deles. Quando ainda era um adolescente espinhento, ele recebeu sua primeira missão fora dos muros de sua casa em Honan, na China. Ele deveria assassinar um inimigo de seu pai. Como era dito a ele que seu pai era "um grande humanitário e salvador da humanidade", e Shang-Chi tinha uma lealdade inquestionável ao seu velho, ele invade a casa da vítima em Mayfair, Londres, e o mata sem piedade (POW!). Apos isso ele é imediatamente confrontado por um outro inimigo de seu pai chamado Sir Denis Nayland Smith, que o conta todas as verdades e falcatruas sobre seu pai. Em troca ele deixa o cara partir e vai a procura de sua mãe pra tirar satisfação, que no ato confessa tudo "sem pestanejar". Shang-Chi, finalmente ciente da manipulação da sua família, declara-se inimigo mortal de seu pai, tornando se um agente secreto freelancer da "MI-6", um grupo da inteligencia britânica, e dedica-se na destruição do império de terror de sua família.

Nesta nova empreitada , ele acaba esbarrando com outros personagens da Marvel, de "Man-Thing" ao Homem-Aranha, e em sua trajetória ele faz uma amizade muito forte com Clive Reston, que da muito suporte em suas missões, resgata Dr. Petrie que é prisioneiro em Fu Manchu, descobre que tem uma meia-irmã chamada Fah Lo e se apaixona por Leiko Wu. Conhece o "Punho de Ferro", a quem cria bastante afinidade ao longo dos anos, e tem seu 1° grande confronto contra um "super vilão" enfrentando o vilão Shockwave. Apos uma batalha contra Fu Manchu não muito bem sucedida, Shang-Chi sai MI-6 e parte para carreira solo.
Como um aventureiro, trabalhou com Iron Fist, White Tiger e "O Coisa". Derrotou organizações como a "Corporação" e a algumas ramificações da famosa "HYDRA". Se envolveu em "tretas" do Victor Van Doom e a "Prime Mover". Lutou contra o primeiro "Skullcrusher" e o "Zaran". Fez um "team up" as vezes com o Homem-Aranha, a Viúva Negra e Nick Fury contra vilões do calibre da Viper, Boomerang, e Samurai de Prata.
Depois de algum tempo, criou um grupo de combate chamado "Freelance Restorations Ltd", escalando Smith, Tarr, Reston, e Wu, para derrotar Fu Manchu e Fah Lo EESU, e acabar com seus negócios de uma vez por todas. Apos conseguir alcançar seus objetivos, ele se uniu com Rom contra os "Dire Wraiths". Quando a vida de "herói" cansou, Shang-Chi simplesmente sai da sua equipe, abandona a vida de aventureiro e vai morar em Yang-Tin na China, como pescador. 

Apos um breve retorno depois de anos "aposentado", ele entra para agencia "Heróis de Aluguel", onde busca alguma paz interior entre seus parceiros de equipe. No entanto, Shang Chi mostra suas reais intenções quando acaba matando um vilão ou outro. Isso acaba deixando-o com um complexo de culpa imenso, fazendo-o se sentir como um assassino sem alma. Então ele faz mais uma pausa em sua carreira para refletir melhor as suas ações.
Depois de um tempo ele volta a trabalhar na "MI-6", enfrentando Pete Wisdom que perde a memoria depois de um acidente e torna-se no vilão "O Dragão de Galês", uma especie de senhor do crime. No final deste arco ele consegue salva-lo fazendo o lembrar de suas verdadeiras origens.

*O Mestre do Kung Fu também teve um discípulo na Terra -616 chamado "Killraven".
**Em "Marvel NOW!", Shang Chi é incorporado aos Vingadores durante a intenção de Steve Rogers e Tony Stark de montarem uma equipe mais equilibrada.

Bom, na opinião humilde deste que vos escreve (que cresceu lendo algumas HQs do personagem e inclusive viu muitos filmes de artes márcias), este personagem merece ser introduzido as novas gerações sim, mas através das edições clássicas do personagem, pois que apesar de ter um estilo e plots simples, também tem enredos bastante dinâmicos, com bastante ação e pouca enrolação desnecessária em tramas bem trabalhadas. Na duvida, os convido a tentar conseguir um dos exemplares do titulo e tentar não se entreter de maneira nenhuma com o personagem, pois fora ser um personagem sem poderes que se envolve em muitas situações em que muitos "super poderosos" teriam muitos problemas para lidar, ele resolve a maioria das coisas no braço de forma bastante estilosa ou fodastica.

Um comentário: