20140225

Pseudo Review: "Oldboy" (2013)

"Recapitulando o titulo..."

 "Oldboy" (2013) é um remake americano do filme sul coreano com o mesmo titulo feito por Park Chan-wook em 2003 , que agregado a outros dois projetos com a mesma temática formam a "trilogia da vingança", e que ficou muito popular entre os adoradores de filmes controversos violentos, inteligentes ou simplesmente os "pagam pau" para o cinema "cult-sul-coreano", que foi baseado em um mangá com o mesmo nome feito de 1996 à 1998. O projeto mais recente foi lançado em 27 de novembro de 2013, distribuído pela "FilmDistrict", dirigido por Spike Lee, escrito por Mark Protosevich e protagonizado por Josh Brolin. O filme sofreu muito preconceito do publico, onde muitos alegaram que a criação de uma versão made USA era exageradamente desnecessário já que o filme original ja tinha conseguido satisfazer os interessados por completo. Como conseqüência o projeto levou bomba na bilheteria, sendo considerado um dos piores desempenhos Lee em toda a sua carreira como diretor, apesar desta ultima parte criar algumas discordâncias, já que filme não é "100% descartável".

A historia segue o mesmo plot das versões antecessoras, exceto pelas adaptações feitas necessariamente para o publico ocidental e a inclusão tecnológica na trama, já que houve um salto neste ponto no período de 10 anos de diferença entre os dois projetos cinematográficos.


Em 1993, o publicitario Joe Doucett (Josh Brolin) tem sua vida profissional destroçada por ele mesmo durante uma reunião com um cliente em potencial, por tentar dar em cima de sua namorada. Depois disso, Joe vai a forra e fica "loucaço" bebendo tudo que encontra pelo caminho, e vai parar no bar de Chucky (Michael Imperioli), que é seu camarada e impede a sua entrada no local. Enquanto esta preso do lado de fora "pagando vexame, ele interage com uma mulher (interpretada pela gostosa Pom Klementieff) que esta usando um guarda-chuva amarelo, e antes de alguém perceber qualquer coisa ele simplesmente apaga e os dois desaparecem.

 No dia seguinte ele acorda com uma tremenda ressaca em um quarto de hotel totalmente sozinho. Logo descobre que que é um prisioneiro sem entender exatamente o por que disso. Tendo tudo que precisa, de itens de higiene pessoal à refeições miseráveis, inclusive muita vezes comida chinesa ruim, tudo que ele tem como companhia é uma TV, e por ela descobre que foi acusado pelo estupro e assassinato de sua ex-mulher enquanto a sua filha, Mia, é deixada como órfã já que não havia mais ninguém para cuidar dela apos o seu "desaparecido". 

Ao longo dos anos, Joe passa obsessivamente a treinar, a fazer uma lista de todo mundo que poderia ser responsável por sua prisão e arquitetar um projeto de fugaEm 2013, durante a fase final do seu plano de fuga, Joe vê "Mia" sendo entrevistada por um programa de TV sensacionalista chamado "Unresolved Mysteries of Crime", onde ela diz que estaria disposta a perdoar o pai se o encontrasse. Nesse momento ele é drogado e quando acorda esta em uma caixa em um campo aberto com bastante dinheiro e um celular. Ele vê a mesma mulher com o guarda-chuva amarelo do dia em que foi preso e a persegue sem exito, perdendo o seu rastro em uma clinica móvel para sem-tetos, onde conhece Marie Sebastian (Elizabeth Olsen), uma enfermeira que oferece ajudá a ele e lhe da um cartão de contato. Apos isso ele vai atras de Chucky. Quando o encontra ele conta a sua historia e pede ajuda ao amigo, que aceita no ato. Neste momento ele recebe o telefonema do cara responsável por aquela bagunça toda na sua vida, que se apresenta como "The Stranger" (interpretado por Sharlto Copley) e o desafia a descobrir quem ele é. 
A partir dai ele começa a chutar varias bundas durante uma investigação incansável para descobrir toda a verdade, vingar se do fulano no telefone e apos tudo isso poder finalmente encontrar a sua filha.




Na humilde opinião deste que vos escreve, o resultado final do projeto não foi de todo mal. Na verdade ele foi até interessante pois podemos ver sacadas muito parecidas do filme de 2003 em termos da ambientação e historia, e do manga pelo enredo e a dinâmica dos personagens terem uma objetividade bem similar, independente disto ser proposital ou não. Outro ponto interessante são as levadas alternadas na produção dependendo do que esta acontecendo na historia, tendo fortes características de um filme de ação barato nas partes que flertam com o gênero, ou quando durante alguns diálogos mais relevantes da trama, vemos o expectador jogado de cabeça no drama psicológico, o que também já é esperado por quem viu o filme coreano, apesar de não ter o mesmo feeling dramático. 
O maior trunfo do projeto esta na visão equilibrada do projeto como um todo, ja que não é objetivo e vago demais como no manga, nem tão abstratos ou exigente na interpretação de certas partes mais complexas ou profundas da trama. O filme da um grande exemplo de como podemos pegar um projeto mais profundo (ou seja, beeeem característico da "7° arte"), traze-lo para uma linguagem mais "pop" e ter um bom resultado sem deprecia-lo ou prostitui-lo (demais). 
Então seguindo esse raciocínio, podemos crer que possivelmente a real causa de muitas pessoas terem se decepcionado, ou mesmo nem "levado fé" no remake, deve-se a simples ideia de que o projeto nunca alcançaria o nível técnico ou intelectual do original, quando talvez esta nunca tenha sido a real intenção. 
Ta certo que isto de qualquer forma tambem é pura especulação, portante atenhamos aos fatos para a conclusão:
 "Oldboy" (2013) é bom, pois apesar de ser um remake de um filme mais cabeça, tenta explorar um campo diferente do original, usando como diferencial algumas formulas próprias em alguns detalhes incluídos na trama, uma linguagem e enredo mais simples e objetivo para torna-lo mais acessível, isso tudo mantendo a qualidade e a tensão do drama no processo de fragmentação e transição de um "filme de verdade" para um "blockbuster". 
Na duvida, veja os dois filmes mais de uma vez pois para bem ou para o mal, esta foi uma experiencia cinematográfica válida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário