20140228

"Firefly" (2002): Ninguem Nunca Nos Tirara Este Céu


Tudo começa com a série sci fi chamada "Firefly", lançada em 2002 e criada / co-produzida pelo escritor e diretor Joss Whedon, que se tornou um dos queridinhos da mídia nerd nas ultimas décadas por ter feito vários trabalhos com ótima aceitação do publico, usando o selo da "Mutant Enemy Productions" e distribuída pela poderosa e confusa FOX nos EUA.
A série começou a ser exibida em 20 de setembro de 2002, e em meados de dezembro já tinha em média 4,7 milhões de telespectadores por episódio. O projeto foi cancelado após o episodio onze, por não alcançar a média de audiência que a emissora tinha interesse, tendo os seus quatorze episódios produzidos indo ao ar, mesmo sem um episodio conclusivo da trama, o que gerou uma certa revolta entre o publico mais interessado e fãs, que não concordaram em nada com a decisão e começaram a fazer praticamente uma "caça as bruxas" em cima dos responsáveis. Apesar da série ter tido uma "vida útil curta", lucrou fortemente com o lançamento em DVD. O titulo ganhou varios prêmios, incluindo "Emmy Primetime" em 2003, de Melhor Efeitos Visuais para série de tv. O tal sucesso pós- exibição do programa levou Whedon e a Universal Pictures a produzir e lançar em 2005 o longa "Serenity",  como uma forma de dar um final digno a série para os fãs que não paravam de perturbar sobre isso.

O enredo de Firefly se passa no ano de 2517, em meio a variedade de planetas e luas que o homem explorou, desbravou, usou e abusou. Na série não é revelado exatamente a localização galática onde tudo se desenvolve. Durante o filme é deixado claro que todos os planetas e luas estão em um sistema de rotas bem grande administrados pela raça humana, e durante a historia é documentado que nada neste universo viaja mais rápido do que a velocidade da luz. Durante a historia, eles fazem referencia ao planeta chamando-o de "Earth-that-was". No filme isso é esclarecido: Tudo começou com uma grande população emigrando de la para um novo sistema estelar em varias naves, já que a "Terra-que-foi" não podia mais sustentar os números dos 
seres humanos que habitavam o planeta. Então como manobra de organização, os emigrantes estabeleceram no novo sistema solar um programa de rotas entre as dezenas de planetas e de centenas de luas em que se dividiriam para viver e em todos esses lugares em que eles fizeram um processo de transformação do ambiente chamado "terraformed", para tornar os locais mais propícios para o ser humano. No entanto, os assentamentos mais distantes não tiveram qualquer apoio adicional na construção de suas civilizações por conta da falta de recursos da época. Isto resultou na proibição no apoio para muitos desses planetas e luas da fronteira com ambientes secos e praticamente inférteis para o ser humano, dividindo raça em dois orgãos distintos:"a Aliança" e "Exercito Independente", criando uma guerra entre os dois lados .
A guerra acabou sendo vencida pela Aliança que tomou os territórios do inimigo para explorar melhor recursos e matérias primas, mas ao mesmo tempo agregando os povos do exercito derrotado as sua organização, já que eles potencializaram sua força bélica e praticamente se converteram em um Estado militar apos a guerra.

A historia principal da série mantem como principal foco a vida dos tripulantes na espaço nave da classe Firefly (Serenity), que apesar de bastante diferentes uns dos outros mas se mantem unidos como uma equipe:



Malcolm "Mal" Reynolds (Nathan Fillion) -Dono da Serenity e ex-sargento do "Exercito Independente" na batalha crucial do Vale Serenity durante Guerra da Unificação no pelotão "Overlanders 57". Ele é o astuto líder da sua tripulação como capitão, e o personagem principal da série. Mesmo fazendo trabalhos ilegais com sua equipe pelo universo, ele é uma pessoa honesta em suas relações com os outros e coloca sua lealdade para com a sua tripulação como um código moral pessoal.
 Zoe Alleyne Washburne (Gina Torres) - Imediata e segunda pessoa em comando da Serenity, melhor amiga e companheira de guerra do capitão Reynolds, e esposa do piloto conhecido como"Wash". Ela nasceu e cresceu em naves, e serviu sob o comando de Mal durante a guerra como um cabo.Ela é descrita por seu marido como uma "mulher guerreira", ja que mantém a calma mesmo nas situações mais perigosas. Ela demonstra uma lealdade quase incondicional a Mal, a ponto de só ir contra isso quando atrapalha diretamente no seu casamento.
Hoban "Wash" Washburne (Alan Tudyk) - Piloto da Serenidade e marido de Zoe. Ele é profundamente apaixonado por sua esposa. Tanto que expressa infantilmente inveja ou ciume ao relacionamento de sua esposa e o seu capitão. Wash foi o primeiro membro da tribulação quando Zoe e Mal começaram a trabalhar com a Firefly, principalmente por ser um piloto excepcional. Ele se tornou um piloto só para ver as estrelas, que eram invisíveis na superfície de seu planeta natal que era extremamente poluído. Comparado a sua esposa, ele é muito gentil e tende a fazer comentários divertidos, independente da situação.

Inara Serra (Morena Baccarin) - Ela é o que se chama neste universo de "Acompanhate Registrada", o que no seculo 26 é uma posição social que da acesso aos mais altos padrões e classes sociais de todo o território conhecido pelo ser humano. Como uma acompanhante ela tem habilidade aristocráticas e de servidão como amante, Gueixa, cortesã, ou Oiran. Ela alugou uma das pequenas naves de fuga da Serenety para em conjunto com Mal poder fazer seus trabalhos de forma mais simples, e ao mesmo tempo para ter um lugar para voltar. Inara "goza" do grande prestígio e status social que tem. A sua presença confere um grau de legitimidade e aceitação social da tripulação em que participa ao ponto de dar a eles acessos a ótimos planetas civilizados, que muito possivelmente eles não teriam sem ela a bordo. Mesmo sendo uma prostituta altamente qualificada, Inara tem um coração de ouro e mostra grande dignidade, civilidade e compaixão para com o próximo. Existe uma forte tensão romântica / sexual entre ela e o Mal, mas ambos tentam agir com menos sentimentos possíveis para manter sua relação profissional.

 Jayne Cobb (Adam Baldwin) - Cobb é um "ex-mercenário chinfrim" muito bom em seu oficio, que apesar dele e Mal serem opostos filosoficamente falando, acabam se entendendo muito bem. Foi contratado enquanto ele e outros companheiros do crime tão pé rapados tentavam roubar Zoe e Mal em um dos seus primeiros serviços. Durante a série toda ele deixa bem claro que não é confiável, traindo uma vez ou outra a confiança de seus parceiros por conta de sua ganancia. Mesmo sendo um tanto "estupido", ele pensa que é o contrario. Jayne é aquele tipico personagem que faz as perguntas que ninguém mais quer fazer ja que faz o tipo "machão bolado" todo tempo. Apesar de sua persona de mercenário amoral, ele envia uma parcela significativa de sua renda para a sua mãe, assim sugerindo que atua como tal mais do que aquilo que ele apresenta ser na realidade para o resto da tripulação.

 Kaywinnet Lee "Kaylee" Frye (Jewel Staite) - Ele é o mecânico da nave. Kaylee entrou para tripulação sem mesmo ter treinamento formal para o trabalho, mas sim por ter uma pré distribuição para lidar com maquinas que esta mais para um dom do que uma habilidade, tanto que conhece a Serenity mais pela intuição de como ela funcionado que pelo conhecimento técnico. Kaylee ganha a atenção de todas os outros do personagens e do publico por ser  muito doce, e muito sincera, a ponto de amar todos os membros da tripulação como sua verdadeira familia e admitir isso para quem quiser ouvir. Ela tem uma queda pelo Dr. Simon Tam. Definitivamente ela é coração da nave e da tripulação.

 Dr. Simon Tam (Sean Maher) - Um médico e cirurgião tem suas habilidades muito acima da média, sendo praticamente um médico de 1° escalão na série. Simon está foragido depois resgatar sua irmã, que se chala River, de um centro de pesquisas avançadas do governo. Ele e sua irmã tiveram uma educação privilegiada, com acesso à melhor educação possivel devido ao status social da sua família. Simon acabou sacrificando toda a sua vida e futuro profissional, apesar das objeções severas de seus pais, quando ele salvou River onde ela era mantida com prisioneira. Durante a série ele é marcado por suas tentativas incompetentes de se  relacionar românticamente com Kaylee. Sua principal prioridade na vida é definitivamente cuidar de sua irmã, a quem ele ama profundamente.


 River Tam (Summer Glau) - Durante toda a sua vida ela foi uma criança prodígio extremamente inteligente, compassiva e intuitiva. Experimentos e cirurgias cerebrais invasivas foram feitas com ela em uma instalação secreta da Aliança, deixando ela com problemas mentais e psicológicos. Ela também tem a incrível habilidade de prever todos os tipos de acontecimentos iminentes, deixando no ar a pergunta sobre o que é realmente delírio e realidade para ela. Como seguela das cirurgias que ela recebeu, freqüentemente tem ataques de ansiedade e sofre pesadelos com flashbacks pós-traumático do seu tempo de clausura nas instalações da Alliance. Sua instabilidade mental e habilidades estranhas, se misturando com diversos atos violentos, vindos do medo e das dúvidas entre a tripulação, especialmente da parte de Jayne, a tornam uma preocupação constante para toda a tripulação, apesar de todos a adorarem, mesmo sendo praticamente contrabandeada por seu irmão para dentro da Serenity.


Derrial Book (Ron Glass) - Um pastor devoto que tem um profundo conhecimento sobre atividades criminosas e corrupção policial em toda a galaxia. Durante a série ele demonstra ter estatuto bastante elevado para sua posição diante da Aliança. Ele também é conhecedor das artes de combate corpo -a-corpo e uso de armas de fogo, embora se oponha a violência na maioria das vezes. Book acaba se tornando um guia moral para Mal e o resto da tripulação. Ao mesmo tempo, ele parece se dar muito bem com o com Jayne, ao ponto de sempre malharem juntos durante a série.O personagem tinha uma historia tão elaborada se a série tivesse continuado que em 2010 foi lançada uma graphic novel do personagem.

*Um fato muito interessante sobre a produção de "firefly" é que as "gears" e os uniformes utilizados pelos oficiais e soldados representantes da "Alliance" são na verdade "reciclagens" da grande produção "Tropas Estelares" (1997).


Entre os Prêmios que a série ganhou estão:


Emmy Award: Outstanding Special Visual Effects for a Series, 2003
Visual Effects Society: Best visual effects in a television series, 2003 (episodio "Serenity")
Saturn Award: Cinescape Genre Face of the Future Award, Male, 2003 (Nathan Fillion)
Saturn Award: Saturn Award for Best DVD Release (série de televisão), 2004
SyFy Genre Awards: Best Series/Television, 2006
SyFy Genre Awards: Best Actor/Television, 2006 (Nathan Fillion)
SyFy Genre Awards: Best Supporting Actor/Television, 2006 (Adam Baldwin)
SyFy Genre Awards: Best Special Guest/Television, 2006 (Christina Hendricks for "Trash")
SyFy Genre Awards: Best Episode/Television "Trash", 2006

*Na humilde opinião deste que vos escreve, este foi um dos maiores projetos sci fi de todos os tempos, sem mesmo ter estado perto de ser concluído no seu formato de série. O projeto tinha tudo para ser promissor por ser simples, para o entendimento do publico geral, e ao mesmo tempo profundo em sua trama e produção, ao ponto de utilizar estratégias de marketing sem banalizar ou depreciar o nível intelectual do do roteiro. Sem mencionar os efeitos especiais, a ação, os apelos cômicos, as promessas subjetivas de que o projeto iria muito alem do que era mostrado, isso caso tivesse sobrevivido obviamente, e a mistura perfeita de um trama futurista intergalática com o bom e velho efeito western. De qualquer forma podemos encontrar extensões da série em varias outras mídias e o projeto bem ou mal teve sua conclusão no longa que foram no minimo satisfatórios. Caso ainda não tenha visto e curte séries dentro desta temática, não perca tempo e "veja para ontem" tudo que saiu, podendo sentir se assegurado que terá uma ótima experiencia com a série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário