20140224

"Tech Romancer" (SEGA DC - 1998): O Jogo Que Contem As Melhores Analogias Sobre Os Mais Famosos Seres Gigantes Japoneses de Todos Os Tempos.


"Tech Romancer" (que no Japão se chama "Hepburn: Choko Senki Kikaiōh (?)", que seria algo tipo do tipo "As Cronicas do Super Guerreiro De Metal Kikaioh") é um jogo na categoria "Versus" em 3 dimensões (ou seja, o jogador controla um robô gigante que é usado para lutar com ooooutro robô gigante em um combate mano-a-mano), criado exclusivamente para arcade e "SEGA Dreamcast" em 1998 pela poderosa "Capcom", que maliciosamente sugou todas as referencias estéticas e em matéria de historias dos projetos mais populares no japão envolvendo mechas em animes e em alguns tokusatsus. 
O jogo foi produzido pela "Studio Nue", o mesmo estúdio de animação que fez varias séries de anime com a mesma temática, incluindo "The Super Dimension Fortress Macross", "Gunbuster", "Mobile Suit Gundam" e "0083: Stardust Memory", sendo assim um bom entendedor poderá perceber de onde veio muitos designs  dos robôs no jogo.




O plot é simples:
Em um futuro não muito distante, o planeta Terra goza de toda a evolução tecnológica que têm mantido as coisas tranquilas e decentes para os cidadãos do Japão e do resto do mundo. Mas a paz não dura muito tempo com a chegada de um tirano alienígena mega ultra malvado chamado "Goldibus", que invade o planeta com os seus fiéis seguidores e monstros gigantes, no intuito de conquistar a tudo enquanto escraviza a raça humana com mão de ferro, sem perdão, compaixão ou piedade. No meio deste caos global surge um improvável grupo de super heróis, de origens diferentes, que se unem para lutar contra a malevolência de Goldibus usando seus próprios robôs gigantes e habilidades únicas para salvar o planeta das temíveis forças do mal.



O jogo é dividido em dois modes: "Story Mode" (com um final diferente dependendo do personagem que escolher) e "Challenge Mode Hero" (que é o famoso modo "arcade", para zerar enfrentando a maior parte dos personagens mesmo que não tenham historias relacionadas). A versão do Dreamcast também tinha minigames para o VMU ("Visual Memory Unit", o memory card do video game) e um modo para jogar online chamado "Choukou Senki Kikaioh For Matching Service".


LISTA DOS PRINCIPAIS MECHAS:
"Armor Knight G (Grand) Kaiser":


GKaiser é um "Super Robot" baseado nos robos classicos do gênero como Mazinger Z, Grendizer e Mazinkaiser. Ele é conhecido no Japão como "Kikaioh" e  é o personagem principal do jogo, tendo a sua história como a principal. Tem como golpes principais "rocket punches", bombas e um raio laser que sai de seu peito, isso sem mencionar uma grande espada que ele invoca para o ataque final. Seu piloto é Junpei Todoroki, um protagonista cliche tipicamente "cabeça quente" (muito parecido com p protagonista Mazinger Z, Koji Kabuto), que lidera a resistência contra os invasores e procura derrotar Goldibus para vingar a morte de sua família.


"Super Defense Armour Dixen":

Mecha semelhante ao RX-78-2 Gundam, da série "Mobile Suit Gundam", é equipado com um canhão laser (podendo alterar o tipo de feixe pelo controle) e granadas. Também pode alternar entre um rifle de de assalto e uma bazuca.
"Pulsion":Esse herói é um alienígena humanoide no estilo "Ultraman-Wanna Be" que se transforma em um gigante para lutar contra o mal. Suas habilidades incluem "Space Karate", a manipulação de energia cósmica, e a capacidade de aumentar sua força física. ele recebe suporte tático da FED (Force Earth Defense).

Strategic Variable Fighter Rafaga:
Um avião de combate feito em homenagem à série Macross. Ele foi projetado pelo famoso criador e designer Shoji Kawamori, que projetou o mesmo mecanismo do mecha em Macross. Igual ao Valkyrie VF-1, ele pode se transformar no modo "jet fighter", "GERWALK" e Soldier mode (que é uma forma intermediaria dos 2 outros).



Phantasm Unit Twinzam V:

Este é outro "Super Robot" do jogo. Ele é bem semelhante aos que combinam varios transportes para formar um "mega-robô" (ou megazord, se preferir) assim como em "Getter Robo", usando bastante referencias nos mechas Voltes V e Combattler V. Na histoira, os robôs foram feitos a partir de um par de caças a jato, podendo se transformar entre duas formas quando acoplados, dependendo de qual é peça dominante. Twinzam V é insanamente pilotado por um garoto de 10 anos chamado Daichi Yumeno e sua irmã mais velha, de 11 anos de idade, Sora.

"The Messenger of Beauty and Justice Diana-17":
Este é um mecha de combate pilotado por Reika Amamiya, uma estudante colegial de temperamento forte que inicialmente é a primeira pessoa a saber sobre os planos de invasão. Ela tenta reunir os outros heróis, a fim de criar uma resistência. O projeto de Diana-17 parece ser fortemente influenciado por ARIEL, embora o sistema de controle se assemelha Jumborg Ace. Reika tem o estilo de suas vestes como de Domon Kasshu em Mobile Fighter G-Gundam.
"Heavy Armour Tank Wise Duck":
Este é um enorme mecha "heavy armys" caracterizado para ser literalmente a opção de personagem "Tank" do jogo. O Studio Nue afirmou na epoca que esta era uma homenagem ao "HWR-00-Mk. II", um robo da série "Destroid Monster" da mitologia da Macross. Este mecha também presta homenagem a outros robôs, como "Dougram" e "Cyclops" de Gundam 0080.
"Magical Patched Robot Bolon":
Este mecha no estilo patchwork é tão bizarro que ja podemos interpreta-lo como o apelo cômico no jogo sem mesmo jogar com ele. Ele é baseado no final boss "Borot" da série Mazinger Z, apesar de ser criado a partir de vários pedaços de edifícios e outros tipos de construção e veiculos.
"Mariou Shogun Gourai":
Um enorme mecha samurai vermelho (muito estiloso) que usa como arma uma katana do seu porte. Seu design foi retirado do "Red Geist" de "The Brave Fighter of Legend Da-Garn". Ele é pilotado por um dos generais de Goldibus, conhecido como "Red Shadow", que tem um passado desconhecido pela maioria dos outros personagens. Na historia se descobre que na realidade ele é Mamoru Todoroki, o pai de Junpei que foi sequestrado por Goldibus e recebeu lavagem cerebral para se tornar um de seus servos leais.
*"Variant Armor Blodia II Custom":
Jin, Saotome, o protagonista de "Armored Warriors" e "Cyberbots: Full Metal Madness"tambem da Capcom, faz participação na historia como personagem secreto junto com seu mecha "Blodia".


Cada mecha tem pelo menos dois ataques especiais e um ataque final no melhor estilo "vamos acabar com esse monstro nojento", que pode ser utilizado apensa uma vez quando a segunda "barra de life" fica abaixo de 50%. Este ataque, quando ativado com êxito, oblitera automaticamente seu adversario usando um "cinematique" para expressar o quão "foderozo" é o golpe, derrotando o adversário na hora.


"Tech Romance" fez muito sucesso entre os que o jogaram ou quem simplesmente se aventurou em ter um Dreamcast por ter um apelo visual e enredo que poderia estimular até mesmo os fãs mais frigidos do gênero "Made In Japan".

Nenhum comentário:

Postar um comentário