20140206

"Cão Raivoso": Um Anti-Herói Perdido no Tempo



Cão Raivoso (ou "Wild Dog", no original)  é um vigilante retirado do caótico cenário de "Quad Cities", e foi criado por Max Allan Collins e Terry Beatty. Sua primeira aparição oficial foi na "Wild Dog # 1",  em uma mini- série de quatro edições do personagem em setembro de 1987.
Pouco tempo depois , o personagem apareceu em "Action Comics Weekly". Este que era um título conhecido por ser exclusivo do "azulão" Superman, estava fazendo novas tentativas comerciais, como por exemplo, lançamentos de antologias semanais  com muitas páginas e episódios em série de vários personagens diferentes aparecendo em cada edição. Primeiramente, houveram três arcos na história do Cão Raivoso na revista. Após o terceiro, o personagem apareceu em seu próprio one-shot "Wild Dog: Special" e a partir dai, finalmente o Cão Raivoso começou a ter seu espaço na editora com o inicio de sua publicação solo na edição # 641 da "Action Comics Weekly". Aliais, esta foi última edição do heroi na "Action Comics Weekly", já que a partir da edição # 642, o quadrinho voltou ao seu formato padrão com as histórias do homem de aço.



A estoria do nosso personagem começa em "Quad Cities" em Iowa. Seu nome é Jack Wheeler, um ex-jogador astro de futebol americano de campeonatos colegiais, cuja carreira foi destruída por uma lesão permanente. Ele abandonou a faculdade depois disso, ja que estava desmotivado e sem condições de pagar pelos estudos. Apos esse incidentes, ele se juntou ao Corpo de Fuzileiros Navais, onde serviu viajando em missões pelo exercito norte americano. Quando voltou para casa, recomeçou seus estudos universitários, participando de aulas noturnas. Nesse período, ele conhece uma mulher chamada Claire Smith, por quem ele se apaixona e fica  noivo. Um dado dia chega a informação que ela havia sido assassinada em uma situação perigosa onde a mafia local estava envolvida, e buscando por vingança ele se torna um vigilante. Logo mais, é descoberto que ela não havia lhe dito seu verdadeiro sobrenome, que era Carmonti, e que era a filha de um chefe da máfia morto recentemente. Apos saber todos os fatos, ele torna sua garagem em uma base de operação e à noite ele sai pela cidade a procura de criminosos para dar cabo deles um por um. Seus principais alvos se tornaram os terroristas domésticos e criminosos da máfia que agiam como se pudessem fazer o que quisessem na cidade. Como uniforme ele usava uma velha camisa de futebol do time de Jersey com um símbolo de um cão rindo, e assim ele começou a ser conhecido como "Cão Raivoso" (ou "Wild Dog", caso prefira).



*O Cão Raivoso esteve presente em uma grande equipe de super herois durante a saga "INVASION!" quando os heróis do mundo se reuniram sob a liderança do Capitão Átomo para contra-atacar na "Alien Alliance". Ajudou a enfrentar o "Lobo" em Nova York enquanto  fazia parte de uma equipe de heróis e vilões formada por personagens do calibre do Black Condor, El Diablo, Garryn Bek, Human Flea, Strata, Velvet Tiger e Wotan. Ele também participou da "Batalha de Metropolis" durante "Crise Infinita" , onde ele fez um "team up" com "Crimson Avenger" e o "Vigilante" para derrubar os "Madmen" e os "The Trigger Twins". Mas isso tudo caiu no anonimato, ja que a maioria dos combates ocorreram em cima dos telhados, no melhor estilo "old school way" dos bons e velhos street heroes das HQs.


** Quando "Booster Gold" (o "Gladiador Dourado")
, sem querer querendo, criou uma linha temporal alternativa, na tentativa de salvar seu melhor amigo, o "Besouro Azul" (Ted Kord) de ser assassinado por Maxwell Lord (Na fase "OMAC"), Lord dominou todo o planeta usando o seu evil controle mental no "Superman" e usando em capacidade total o seu exército pessoal de "OMACs".
Nessa era, houve uma pequena força de resistência de heróis que lutaram com unhas e dentes para se manterem vivos. Essa equipe era liderada pelo "Arqueiro Verde" e o "Gavião Negro", e dentre eles estava o "Cão Raivoso" como um dos últimos heróis da Terra. Durante uma tentativa de um ataque final suicida na sede do "Checkmate" (grupo para-militar vilão), Lord usou suas habilidades de controle mental para forçar "Cão" a atirar em "Pantha" (um dos aliados dos heróis) e depois em si próprio no rosto.



#: Como conclusão da saga, o Besouro Azul sacrifica-se para reparar o lapso temporal.


No Brasil o personagem ficou famoso pelas suas estorias publicadas no final dos anos 80 pelas editoras como a Abril e outras "similares". Para os fieis leitores da época (ou mesmo os que simplesmente tiveram o privilegio de ter viver durante a era de ouro das HQs no BR), o Cão Raivoso pode estar até esquecido, mas sempre dará um lampejo de empolgação quando citado. Mesmo que ele seja vagamente lembrado por um de seus "apreciadores perdidos no tempo"...


Um comentário: