20140202

"O Que É O "Nerdcore"?"


Primeiramente, o Nerdcore é um gênero musical derivado do hip hop tendo como base temáticas ou assuntos considerados de interesse geral para os seres auto intitulados "nerds", mesmo eles sendo de verdade ou não. A 1° vez que este termo foi utilizado foi nas palavras do artista MC Frontalot na canção "Nerdcore Hiphop" no ano de 2000 no album demo com o mesmo nome da canção. Inclusive o artista foi  um dos idealizadores do doc "Nerdcore Rising The Movie" mostrando como foi disseminada aos poucos a sua palavra em uma turnê pelo continente norte-americano.


Por estar direcionado a um publico especifico, a maioria dos artistas Nerdcore são conhecidos por liberar seu trabalho gratuitamente online, e por serem adeptos da ética "do it yourself" no processo de produção de seu material musical.

Por conta disso, de vez em quando rola uma pequena confusão no que se refere como "Nerdcore" dentro do gênero. Por exemplo: dentro do estilo musical denominado como "filk music", existem artistas de hip hop, que em suas composições acabam tratando de temas semelhantes ao nerdcore, mas que não são necessariamente considerados no movimento, ou não não querem ser. Como o "Blackalicious". Um grupo que não tem a pretensões em querer ser "Nerdcore", apesar de fazer canções relacionadas a ciência (como em um dos seus maiores hits "Chemical Calisthenics") e outros temas que "flertam" com temas nerd / geeks.

Enxergando por outro angulo, ha alguns artistas dentro do Nerdcore que também não tentam se concentrar completamente nas temáticas clichês que rodeiam esse tendencia (Star Wars, role-playing games , ciência, computadores, etc). Por exemplo, muitas das músicas do artista "Schaffer, The Darklord" não seguem esses "estereótipos nerd".

A diferença então esta em grande parte mais relacionada a auto-identificação do publico que curte e partilha muito deste tipo de gosto em comum e vinculam isso ao artista diretamente. Logo, essa é a diferença real, e porque não comercial, do "Blackalicious", que não se identifica nada como material exclusivamente "nerds" , e do Frontalot que usa e abusa do titulo como principal arma de divulgação, por exemplo.


Seguindo essa logica, podemos dizer então que o gênero Nerdcore é definido mais pelos fãs que se apegam as ideias publicitarias do que pela musica propriamente dita, já que este não é um gênero que utiliza o som como atributo de unificação diretamente.


Como os estilos dentro do Nerdcore variam muito de artista para artista, ainda mais quando encontramos referencias musicais de outras vertentes musicais 
(De Vanilla Ice a Wolfgang Amadeus Mozart), acabamos esbarrando muito com bases e outros recursos para remix utilizados no mesmo nivel tecnologico que muitos atistas pops, ou mesmo alternativos, para criar "um som mecanico mais eletronico", por assim dizer. 

Como consequência disto, podemos observar alguns DJs conceituados fazendo batidas e remixes para vários artistas Nerdcore. Principalmente Baddd Spellah , que atualmente faz a maioria das faixas das musicas para MC Frontalot  e que já ganhou um dos maiores concursos de remix dos EUA em 2004 usando bases nesse estilo.


Pois bem! Caso alguém que tenha lido esta matéria e esteja interessado em conhecer melhor este "movimento musical", ta aqui algumas referencia para começar:


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário