20140207

"Shenmue" (SEGA DC - 2000): O Primeiro Grande Épico em 128 bits


"Shenmue" (シェンムー) teve seu lançamento no Japão no final de 1999 e em 2000 no ocidente. Este é um jogo realizado por Yu Suzuki da "Sega AM2" para SEGA Dreamcast (DC). A partir deste jogo foi criado um novo gênero denominado "FREE" (Full Reactive Eyes Entertainment), e este nome é devido a sua interatividade e liberdade incomparáveis até então, bem como um sistema inovador que simulava as condições do clima em tempo real, personagens "NPC" com falas diferentes dependendo do dia, "Quick Time Events" e várias outros detalhes como maquinas que vendem brinquedinhos dos titulos da SEGA, fliperamas com jogos no mesmo ano em que se passa a estoria e lojas de conveniência.






Outro ponto interessante do jogo é que à medida que a história avança, certos detalhes diferentes vão acontecendo baseados nas escolhas que se faz durante o jogo. Todo o quadro vai se alterando baseado nos momentos do dia a dia do personagem e nas viagens de Ryo para ir de um ponto a outro. Esse ultimo detalhe na verdade torna a história muito parada, e logo pode ser considerada um ponto negativo do projeto.



Tudo começa no Japão em 1986 e gira em torno do personagem Ryo Hazuki. Um dia ele chega em casa e a encontra destruída. O responsável é um misterioso homem usando um manto verde com um dragão chamado Lan Di. Durante um breve combate, Ryo e seu pai são facilmente derrotados, em seguida, o homem rouba um velho espelho que estava  escondido na casa. O pai de Ryo acaba sendo morto, e poucos dias depois ele promete vingar sua morte. Com isso em mente ele vai a procura do assassino dando inicio a uma investigação minuciosa em sua cidade e sua unica pista é apenas como era o carro que foi usado pelo assassino.


Shenmue teve seu mérito e respaldo pelo seu diferencial como jogo e por trazer vários gêneros a tona em apenas um, com seu mundo aberto e segmentos em batalhas 3D. Foi o jogo de produção mais caro de seu tempo, custando em média $47 milhões de dólares na época. O jogo teve uma sequência em 2001, junto com a promessa de uma trilogia futura para a resolução deste arco. Porém, um terceiro jogo não lançado. O total de custo da produção dos dois jogos foi em torno dos $70 milhões naquela época e ainda é aclamado entre os fãs como um dos melhores jogos de todos os tempos.

 

Em 2006 e 2008 ele foi eleito no hanking como 81° e 63° na "Readers' Choice Top 100 Games Ever" da IGN como um dos melhores jogos de todos os tempos. Em 2008, foi eleito pelo site  "GAME" como 25° no hanking da lista "Greatest Games of All Time", com base em uma pesquisa de usuário com mais de 100.000 votos. Tambem foi  classificado como 42° na lista "100 Greatest Games of All Time" da Empire magazine.
Shenmue é considerado como um grande "salto para frente" para jogos 3D de mundo aberto , e tambem é considerado o criador do subgênero "open city", o que mais tarde se tornou a base de jogabilidade para a 1° versão em 3D do titulo "Grand Theft Auto" (GTA III), lançado em 2001. O jogo apresentou um nível sem precedentes de liberdade ao jogador, dando-lhes "livre arbítrio" para explorar a capacidade do jogo dentro deste universo "sandbox", dando sensações de expansividade com seus próprios ciclos de dia-noite, mudanças do clima e dando versatilidades na interação dos "NPCS" nas suas rotinas diárias no jogo. Grandes ambientes interativos, grande variedades de opções , níveis de  exploração do modo "sandbox" nunca alcançados antes... Tudo isso foi o verdadeiro "abre alas" para os jogos sequelas vieram depois usando a mesma tecnologia, como a própria série sucessora da SEGA, "Yakuza".

Nenhum comentário:

Postar um comentário